Obras na “pior estrada da região” aproximam Aljezur e Monchique

ouvir notícia

O troço apresentava várias deficiências ao longo de todo o seu traçado. Além da repavimentação, foram regularizadas todas as anomalias

A estrada entre Aljezur e Monchique sofreu uma profunda intervenção. Além de encurtar distâncias entre os dois municípios, a obra vai melhorar as condições de segurança nesta via, que apresentava um avançado estado de degradação e representava um grande perigo para os utentes

 

Está concluída a requalificação do troço de 6,6 quilómetros da estrada regional 267, que liga os concelhos de Aljezur e Monchique, pelo interior da serra algarvia.

- Publicidade -

Aquando da inauguração destas obras, no final de 2012, o presidente da Câmara de Aljezur, José Amarelinho, disse que esta intervenção era aguardada “há mais de 20 anos”.

O autarca realça a “grande importância para o interior do Algarve” desta estrada, que liga as principais sedes de concelho e freguesias serranas.

Orçadas em cerca de 1,5 milhões de euros, as obras incidiram sobre a regularização e pavimentação do troço, garantindo uma faixa de rodagem com sete metros de largura, e a colocação de sinalização vertical e horizontal, entre Aljezur e o limite do concelho de Monchique.

“Trata-se de obra há muito reclamada que se torna agora numa realidade”, destaca a autarquia aljezurense, reconhecendo que a estrada carecia de uma intervenção urgente.

“A EN 267 é uma estrada rodeada por uma paisagem deslumbrante, mas estava muito prejudicada pelo mau estado do pavimento”, adiantaram ao JA alguns habitantes locais.

Ainda assim, a estrada sempre foi “muito procurada pela população dos dois concelhos e por milhares de turistas”, que, no entanto, acabavam muitas vezes por se arrepender por esta escolha infeliz.

“Pior estrada da região”

Segundo apurámos, muitos habitantes locais atribuíam mesmo o galardão de “pior estrada da região” à EN 267, por ser “uma estrada sinuosa, com muitos buracos e lombas”. “Era um verdadeiro pesadelo para muitos condutores”, frisam.

Nos últimos dois anos e meio, a estrada regional foi repavimentada, uma intervenção urgente que se exigia face ao “estado muito degradado de conservação”.

“Esta obra já levada a cabo, melhorou o acesso à sede do concelho, potenciando ganhos a vários níveis, sendo desde logo um importante contributo na melhoria das condições de segurança e na qualidade de vida dos utentes, veio ainda permitir uma maior aproximação dos operadores económicos ao concelho de Monchique”, realça em comunicado a Câmara de Aljezur.

Esta autarquia decidiu ainda alargar esta intervenção até à EN 120, através da Rua Capitão Salgueiro Maia, “concluindo assim a ligação do eixo transversal serrando a esta estrada nacional”.

A câmara, que viu recentemente aprovada uma reprogramação de mais de 100 mil euros ao POAlgarve 21, pretende ainda intervir na ligação da estrada à zona central de Aljezur, incluindo “a ligação à maioria dos equipamentos públicos existentes na vila de Aljezur”.

Mais segurança para os utentes

“Esta reprogramação pretende melhorar as zonas onde se encontram localizados os diversos serviços e equipamentos sociais, facilitando o seu acesso a partir da ER 267 e EN 120”, adianta a autarquia.

Ainda de acordo com a Câmara de Aljezur, está também prevista para breve a repavimentação do troço de ligação entre a ER 267 e a EN 120, via designada por Rua Capitão Salgueiro Maia, junto à Igreja Nova, cuja extensão é aproximadamente de 660 metros.

Para a autarquia, estas obras são o garante de segurança dos utentes, representando uma mais-valia enorme nas condições de ligação inter-regional.

Nuno Couto/JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.