Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II encerra com espetáculo francês em Loulé

ouvir notícia

La vie invisible, encenação da francesa Lorraine de Sagazan, com texto de Guillaume Poix a partir de testemunhos de pessoas cegas e deficientes visuais, é o último espetáculo a ser apresentado este ano, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II. Estará em cena no Cineteatro Louletano, em Loulé, a 15 de dezembro (às 21h00), com audiodescrição e legendagem em português.

O espetáculo francês é o último a ser apresentado pelo D. Maria II em 2023, depois de um ano com uma programação inteiramente fora de portas, em que o Teatro desenvolveu mais de 100 projetos artísticos em todo o país. Em 2024, o projeto Odisseia Nacional continuará a percorrer o país, numa parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e dezenas de municípios.

Thierry Sabatier, protagonista do espetáculo, perdeu a visão num acidente, há mais de três décadas. É ator amador e, todas as noites, aventura-se a reconstruir em palco, com dois atores profissionais (Chloé Olivères e Romain Cottard), a lembrança de um espetáculo que o comoveu, apesar de não se recordar nem do título nem dos nomes das personagens.

- Publicidade -

La vie invisible confronta aquilo que julgamos ser verdade e questiona o lugar das imagens na nossa capacidade de compreensão da realidade. Ao mesmo tempo, reflete sobre a maneira como as pessoas cegas se relacionam com a memória e a ficção, indagando sobre a capacidade da linguagem para substituir o mundo visível e apresentando o espectador à condição misteriosa e singular dos seres ditos cegos”, pode ler-se na sinopse da peça.

No dia anterior à apresentação do espetáculo, quinta-feira, 14 de dezembro, às 18h00, no Palácio Gama Lobo, também em Loulé, será também lançado o livro A vida invisível, de Guillaume Poix, numa edição TNDM II/Bicho-do-Mato (coleção Textos de Teatro). Esta edição em português do texto do espetáculo será também lançada numa versão em Braille, a primeira edição do D. Maria II a ser disponibilizada neste formato.

Mais informações sobre o espetáculo e o lançamento do livro aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.