“Odisseia Nacional” marca encerramento dos Outonos de Teatro em Portimão

ouvir notícia

O projeto “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria II vai marcar em Portimão o encerramento dos Outonos de Teatro 2023, com a realização nas próximas semanas de atividades destinadas a públicos diversificados, entre os quais os agentes culturais e os jardins de infância do concelho, encerrando a programação em grande, com “O Misantropo”, divulgou a autarquia.

Assim, nos dias 25 e 26 de novembro, o coletivo artístico PELE – Associação Social e Cultural vai desenvolver o projeto “Cartografia dos Desejos”, um espaço e tempo de reflexão marcado por dois momentos, ambos a ter lugar nas atuais instalações do Sporting Glória ou Morte Portimonense.

“Cartografia dos desejos” propõe um exercício do simbólico com os diferentes grupos de Portimão, estando a primeira ação, composta por um laboratório de ativação, agendada para 25 de novembro, entre as 14h30 e as 17h30.

- Publicidade -

O laboratório é dirigido a pessoas de todas as idades, que terão ao dispor um espaço de criação artística e exercício de cidadania, a partir do ato coletivo de desejar e esperançar, devendo as inscrições, gratuitas e obrigatórias, ser feitas através do e-mail [email protected].

No dia seguinte, das 15h00 às 17h30, terá lugar uma apresentação e conversa a partir das experiências desenvolvidas no laboratório de 25 de novembro e nos encontros com os diferentes grupos da comunidade: Centro Comunitário do Pontal, Escola Secundária Poeta António Aleixo e Escola Básica do Pontal, com entrada livre.

A importância de comunicar

Segue-se o espetáculo “Falas estranhês?”, a apresentar nos jardins de infância do concelho em 29 e 30 de novembro, enquanto a atuação do dia 2 de dezembro destina-se às famílias e terá lugar na Quinta Pedagógica de Portimão, a partir das 11h00.

Criado para o público infantil por Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, com encenação de Catarina Requeijo, o espetáculo “Falas estranhês?” tornará familiares palavras como ‘comboiétski’ e ‘platorum’, entre outros vocábulos quase impronunciáveis, pois o objetivo é provar aos mais pequenos que não existem barreiras para a comunicação.

De referir que a atuação na Quinta Pedagógica tem entrada gratuita, mediante inscrição até às 17h00 de 30 de novembro, através do telefone 282 248 595 ou do e-mail [email protected].

“O Misantropo” encerra programação

Ainda no âmbito da Odisseia Nacional, o derradeiro espetáculo dos Outonos de Teatro também se realizará a partir das 21h00 de 2 de dezembro, desta vez no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, cujo palco principal vai receber “O Misantropo”, por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir do clássico de Molière, expoente da dramaturgia mundial, escrito em 1666.

Com encenação de Mónica Garnel, a peça será interpretada por Ana Guiomar, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho, Manuel Moreira e Mário Coelho.

Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos em https://tempo.bol.pt e na bilheteira do TEMPO.

Democracia cultural

A Odisseia Nacional do D. Maria II está a percorrer o país desde janeiro passado, altura em que o teatro encerrou para obras de requalificação.

O projeto, composto por centenas de propostas, desenvolvidas em parceria com 93 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas, tem abrangido locais onde já se verifica uma forte dinâmica criativa, mas também é catalisador de atividades em comunidades com menor acesso às práticas artísticas, contribuindo para o desenvolvimento da democracia cultural.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.