Oito concelhos algarvios em perigo máximo de incêndio

O céu estará pouco nublado ou limpo

ouvir notícia

Mais de duas dezenas de concelhos do interior Norte, Centro e Algarve estão esta terça-feira em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira são os concelhos que apresentam perigo máximo de incêndios.

Em risco máximo estão 24 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Algarve.

- Publicidade -

Em risco muito elevado estão cerca de uma centena de concelhos nos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro, Coimbra, Portalegre, Castelo Branco, Bragança e Vila Real.

O IPMA colocou também em risco elevado quase toda a região do Alentejo e dezenas de municípios espalhados pelos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga e Vila Real.

Este risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 4.840 ocorrências de fogo já afetaram pelo menos 10 mil hectares de espaços rurais.

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da máxima na região Norte e no interior Centro.

O céu estará pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal em alguns locais do Norte e Centro, e o vento vai soprar por vezes forte e com rajadas na faixa costeira e nas terras altas.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10ºC (Bragança) e os 17ºC (Faro, Setúbal e Lisboa) e as máximas entre os 23ºC (Sagres, Aveiro e Viana do Castelo) e os 33ºC (Faro e Castelo Branco).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.