Olhares sobre um tesouro chamado água

ouvir notícia

.

A empresa Águas do Algarve está a lançar um concurso de fotografia e vídeo. “A Água pelos meus Olhos – Mil Imagens, uma Região, um Futuro” é o tema da iniciativa, que está aberta a toda a população que se interessa pelas questões ambientais. O objetivo do concurso é despertar a criatividade e a consciência das pessoas para a necessidade de preservar os nossos recursos hídricos. O primeiro prémio são 500 euros em material fotográfico ou vídeo.

A água é um tesouro que não se deve desperdiçar. Vale mais do que o ouro. E é por isso que poupar é fundamental. Esta é a principal mensagem do concurso que a Águas do Algarve acaba de lançar, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinalou em março.

Até 19 de maio, toda a população é convidada a participar no concurso de fotografia e vídeo “A Água pelos meus Olhos – Mil Imagens, uma Região, um Futuro”, que tem como objetivo “estimular os valores ambientais e de proteção dos recursos naturais” através do mundo audiovisual.

- Publicidade -

Em declarações ao JA, a porta-voz da Águas do Algarve, Teresa Fernandes, explicou que o concurso é aberto a toda a comunidade. “Dirige-se a todas as faixas etárias da população, independentemente da sua classe social ou profissão. Em suma, é um concurso aberto a todos os interessados nas questões ambientais e na preservação dos recursos hídricos”, frisou.

Ainda de acordo com a responsável, as fotografias e vídeos sobre a temática da água podem abordar diversas vertentes – “ambientais, sociais, culturais, estéticas, simbólicas, económicas, financeiras, artísticas, religiosas, entre outras” – , sendo que a criatividade, a sensibilização e a educação ambiental devem estar sempre presentes no espírito dos participantes.

“Acreditamos que, através da imagem, serão exteriorizados pensamentos, ações e comportamentos para a preservação e proteção ambiental, e, consequentemente, com significativa contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável e ambientalmente responsável”, referiu Teresa Fernandes.

Comportamentos mais saudáveis

A porta-voz da empresa Águas do Algarve salientou ainda ao nosso jornal que este tipo de iniciativas são muito importantes para envolver a comunidade na problemática da água, um “recurso finito” que deve ser encarado como um verdadeiro “tesouro”.

“Envolver a comunidade de forma ativa na discussão sobre preservação ambiental, ou qualquer outra matéria, só é possível através da realização de ações educativas concretas onde o cidadão possa dar o seu contributo, efetivando a sua participação e inserção no processo de consciencialização da comunidade”, frisou.

Desta forma, a empresa responsável pelo tratamento e abastecimento de água na região algarvia, acredita que o concurso agora lançado possa gerar “comportamentos mais saudáveis e adequados, no que diz respeito à temática da água”.

“A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo, pelo que é impossível até para o mais comum e distraído dos cidadãos passar ao lado desta problemática. Todavia muito há ainda a fazer”, acentuou Teresa Fernandes, acrescentando que “a atualidade exige cidadãos conscientes, participativos e responsáveis nas atitudes diárias”.

Nesse sentido, a representante da Águas do Algarve assegura que a empresa sente “como um dever” a preservação da qualidade de vida para as futuras gerações, “a qual, sem água, não é possível”.

“A Água pelos meus Olhos – Mil Imagens, uma Região, um Futuro” pretende, assim, espelhar a “necessidade urgente” de uma atitude mais ativa nesta “caminhada” na proteção e preservação do recurso finito que é a água.

Motivação ambiental dá prémios

Para além da motivação ambiental, a Águas do Algarve vai premiar os melhores trabalhos de fotografia e vídeo do concurso, aos quais serão atribuídos 500, 300 e 150 euros, em material fotográfico ou vídeo, aos três primeiros classificados em cada um dos suportes, respetivamente.

Os membros do júri podem ainda atribuir menções honrosas aos trabalhos cuja qualidade o justifique.

O regulamento completo do concurso está disponível no site da Águas do Algarve (www.aguasdoalgarve.pt).

Nuno Couto/Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.