Os biliões de Obama para combater o défice

ouvir notícia

O Presidente do EUA revelou ontem um orçamento de estado para 2013 de 3,8 biliões de dólares (2,9 biliões de euros). Cortes em vários ministérios e aumento de impostos sobre os mais ricos em troca de mais investimento nas obras públicas e Educação.

O Presidente americano, Barack Obama, apresentou ontem o orçamento de estado para 2013, três volumes repletos de quadros e projeções com o objetivo fundamental de reduzir o défice, que este ano crescerá mais 1,3 biliões de dólares (984 mil milhões de euros).

De acordo com as contas da Casa Branca, o défice chegará em 2013 aos 902 mil milhões de dólares (683 mil milhões de euros), equivalente a 5,5% do PIB, prevendo-se que em 2022 baixe para 704 mil milhões de dólares (532 mil milhões de euros), ou seja, 2,8% do PIB.

- Publicidade -

Sacrifícios em troca de mais investimento público

Perante uma audiência de estudantes universitários do estado da Virgínia, o líder americano explicou os traços gerais do documento. Se por um lado, revelou cortes nos ministérios da Defesa, Justiça e Segurança Interna, por outro, prometeu mais investimento na Educação, Energia e infraestruturas, “áreas fundamentais para os EUA construírem uma Economia que dure”.

No que concerne ao corte da despesa, o caso do Pentágono é dos mais drásticos, com uma redução prevista para os próximos dez anos de cerca de 500 mil milhões de dólares (378 mil milhões de euros).

O secretário da Defesa, Leon Panetta, já tinha explicado como iria promover esses cortes, revelando, por exemplo, a retirada de duas das quatro brigadas do exército americano ainda estacionadas na Europa, bem como o desmantelamento de dezenas de navios da marinha, antiquados e incapazes de receberem o novo sistema de defesa antimíssil, peça fundamental na nova estratégia militar americana.

Aumento de impostos para os mais endinheirados

No capítulo da receita, Obama aumentará os impostos, recolhendo mais 1,5 biliões de dólares (1,1 biliões de euros), graças ao fim dos benefícios fiscais da era George W. Bush (isenções para famílias com rendimento anual superior a 250 mil dólares, equivalente a 189 mil euros) e implementação da “Buffet Rule” (Regra Buffet), que prevê a criação de um imposto de 30% sobre todos os americanos com receitas anuais superiores a 1 milhão de dólares (750 mil euros).

O orçamento de Barack Obama apresenta um aumento do investimento na área das infraestruturas, que recolherá nos próximos dez anos perto de 500 mil milhões de dólares (378 mil milhões de euros). O objetivo é reconstruir algumas das decrépitas estradas e pontes, assim como dotar o país de equipamentos mais modernos.

Quase metade daquela verba, 231 mil milhões de dólares (174 mil milhões de euros), provém da transferência de dinheiro do departamento de Defesa, na sequência do fim da missão no Iraque e da previsível retirada do Afeganistão, até final de 2013.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.