Os Verdes alertam para impacto do aumento da eletricidade e do gás natural nas famílias portuguesas

ouvir notícia

Partido recorda estudo do EUROSTAT realizado em 2008 que apontava que cerca de um terço dos portugueses não tinha condições económicas para se aquecer devidamente no inverno. Um cenário que acreditam que se agravará com o aumento do IVA nas faturas da eletricidade e do gás natural

O Partido Ecologista “Os Verdes” considera um “verdadeiro escândalo” o anúncio do Governo sobre o aumento do IVA sobre o consumo da eletricidade e do gás natural. Recorde-se que o Ministro das Finanças anunciou a subida do IVA cobrado na fatura do gás natural e da eletricidade de seis para 23 por cento, com entrada em vigor a partir de outubro deste ano.
“Este aumento terá repercussões muito negativas na vida da grande maioria dos consumidores domésticos e também na competitividade e sobrevivência de muitas pequenas e médias empresas”, refere o partido em comunicado. “Este aumento se soma ao aumento de 3,8% efetuado no inicio deste ano e que, a curto prazo, com a liberalização da tarifa da electricidade, outros aumentos virão”, alertam “Os Verdes” para quem a medida encontrada pelo Governo “foi o expediente mais fácil encontrado para arrecadar cem milhões de euros por trimestre”.
O partido recorda que um estudo realizado em 2008 pelo EUROSTAT sobre as condições de vida na Europa revelou que perto de um terço dos portugueses não tinham capacidade económica para se aquecerem devidamente no inverno. “Uma situação que por certo se irá agravar no próximo inverno com os aumentos agora decretados e com a situação de fragilidade económica e social em que se encontram numerosas famílias e cidadãos que vivem e trabalham no nosso pais”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.