Paderne quer recuperar tradição das férias natalícias no campo

ouvir notícia

Estão abertas as inscrições para o programa Férias na Aldeia, uma iniciativa organizada em conjunto pelo município de Albufeira, Junta de Freguesia de Paderne, Associação In Loco – Desenvolvimento e Cidadania e Aldeias de Portugal – Associação do Turismo de Aldeia, indicou a autarquia.

Férias na Aldeia é uma iniciativa que tem por objetivo “recuperar a tradição das férias no campo, nas aldeias, através da promoção de experiências, organizadas de acordo com a oferta turística disponível, valorizando o que de melhor existe no local, dinamizando as suas características intrínsecas, acrescentando valor aos negócios locais e favorecendo o aparecimento e crescimento de uma oferta turística complementar”, refere a autarquia em comunicado.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “esta é a segunda vez este ano que se realiza na Aldeia de Paderne um evento no âmbito das Aldeias de Portugal. O primeiro decorreu no passado mês de novembro com a iniciativa “Almoce e Jante Connosco” que contou com uma adesão significativa. José Carlos Rolo refere que se trata de eventos muitos importantes, na medida em que “permitem dar a conhecer o Algarve interior, as suas raízes, tradições, história e património, ao mesmo tempo que contribuem para a dinamização da economia local”.

- Publicidade -

O programa a realizar nos próximos sábado (dia 9 de dezembro) e domingo (dia 10 de dezembro), na aldeia de Paderne visa valorizar o património histórico, cultural e paisagístico local, através da dinamização de atividades e experiências para diversos públicos, adultos e crianças que, desta forma podem usufruir de um programa genuíno em família com visitas a equipamentos culturais, gastronomia e Workshops.

No dia 9, o programa começa às 16h00, com uma visita à Casa do Acordeão, onde é possível encontrar peças únicas como acordeões, concertinas, fotografias, medalhas, cartazes e vestuário típico – um conjunto de mais de 1 500 peças de grande valor cultural. Pelas 19h00, segue-se um jantar no restaurante “Os Arcos” com cenouras à algarvia, ensopado de javali e torta de laranja.

No segundo dia, 10 de dezembro, o programa começa cedo, às 09h30, com uma visita ao Mercadinho de Domingo. Segue-se a realização de dois workshops: um destinado à criação de colares de bolotas (10h00) e outro à realização de um separador de livros em empreita. Pelas 12h00, os participantes irão visitar a Biblioteca Museu do Jornal a Avezinha, um jornal local quase centenário, que após encerradas as portas decidiu apresentar o seu imenso espólio de milhares de livros e todo o acervo bibliográfico do jornal, no piso onde funciona a Biblioteca. Na cave foi instalado um Museu, onde diversas máquinas e equipamentos recordam a atividade do jornal. O programa termina com um almoço, marcado para as 13h00, na Casa do Povo de Paderne, com cozido de milhos e bolo de amêndoa e gila.

O preço do programa é de 32,50 euros para adultos e 20 euros para crianças dos seis aos 12 anos. Este valor não inclui o preço do alojamento no Monte Ophélia – Alojamento Local, mediante disponibilidade (as reservas devem ser efetuadas através do e-mail [email protected] ou do número 963 389 750.

As receitas do evento revertem a favor da Casa do Povo de Paderne. Deverá ser feito o pagamento de 10 euros no momento da inscrição, através de transferência bancária (PT50 0045 7010 4000 1300 7188 8).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.