Painel de especialistas procura em VRSA soluções para “Resgatar as Famílias e as Empresas”

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António volta a associar-se a um grupo de cidadãos e personalidades de relevante destaque e dá seguimento, no próximo sábado, dia 25, à iniciativa de âmbito nacional que tem como meta criar um fórum de ideias para “Refundar a República”.

A segunda sessão do Fórum tem como tema “Resgatar as Famílias e as Empresas” e conta com a colaboração de um painel de especialistas composto por economistas, criativos, psiquiatras, advogados, jornalistas, autarcas, entre outros.

O objetivo será observar a questão da crise económica de uma forma multifacetada, procurando novas abordagens tais como a avaliação do impacto do atual cenário económico e social na saúde mental dos portugueses.

- Publicidade -

“Como transformar portugueses em alemães”, “Como resgatar as famílias e as empresas do sobreendividamento crónico”, “Qual o papel do poder local na superação do cenário de crise mundial”, são apenas algumas das questões para as quais a organização tentará encontrar resposta no próximo sábado.

O debate, aberto à participação de toda a sociedade civil, tem início às 16h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, e conta com a participação, enquanto convidados, do economista João Gil Pedreira, do advogado Nuno Morais Sarmento, do psiquiatra Ricardo Gusmão, do gestor Rui Moreira de Carvalho e do jornalista Rui Neto Pereira.

Além deste painel, a organização chama a intervir todas as forças vivas da sociedade, desde universidades e escolas a associações, movimentos, clubes, comerciantes, bancos, empresas, IPSS, representantes políticos, entre muitos outros convidados.

Para ampliar a participação da sociedade civil, o Fórum tem em preparação um sítio na internet, tem forte representação nas redes sociais (www.facebook.com/fórum.refundar) e possui um canal próprio onde se encontra disponível um vasto arquivo audiovisual das ideias levadas a debate (http://www.youtube.com/user/refundararepublica).

Para Luís Gomes, presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, a sessão de arranque, decorrida no passado 25 de Abril, “mostra que é possível e desejável debater e apresentar propostas válidas para o país e até ponderar a possibilidade de termos um novo funcionamento da República”.

“Os dados estão lançados e agora contamos com o apoio da sociedade civil para encontrar contributos válidos para refundar o funcionamento das instituições”, nota Luís Gomes.

Ciclo de debates começou a 25 de abril

De acordo com a organização, “Refundar a República” é o tema base de um ciclo de 12 debates cujo primeiro objetivo é motivar a participação na vida pública das pessoas, das famílias e das empresas (especialmente das micro e pequenas empresas) e assim encontrar soluções sustentáveis, justas e eficazes para vencer a crise.

O Fórum procura concretizar esse objetivo através da divulgação de diferentes perspetivas e abordagens dos fenómenos sociais atuais, sendo incentivada a colaboração de todas as entidades locais, governamentais e não-governamentais.

A data de 25 de Abril foi simbolicamente escolhida como o dia de arranque da iniciativa, antecipando a comemoração dos 40 anos de Democracia em Portugal.

Durante um ano, todos os dias 25 de cada mês, os portugueses serão chamados a participar nestes fóruns que terão lugar não só em Vila Real de Santo António, mas também se irão alargar a todo o país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.