PAN/Algarve alerta para aparecimento de peixes mortos na Ria Formosa

“Esta situação não é um incidente isolado”

ouvir notícia

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) do Algarve alertou esta semana as autoridades para o aparecimento de várias espécies marinhas mortas na Ria Formosa, na zona da praia da Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António.

O partido defende ainda que existe uma “necessidade imperativa de uma investigação” à morte de peixes e bivalves, associado a “um odor nauseabundo predominante na área”.

O PAN refere também que “esta situação não é um incidente isolado”, tendo acontecido recentemente na praia de Faro, na entrada para a Quinta do Lago em 2022.

- Publicidade -

“Em agosto deste ano, uma mancha verde surgiu na região de Cabanas, identificada pelas autoridades como um corante de bolo, supostamente isento de propriedades poluentes. Pretendemos esclarecer se existe qualquer correlação entre este incidente ou outras eventuais descargas e a recente mortandade de dezenas de peixes e bivalves nesta área da ria”, declara Saúl Rosa, representante do PAN Algarve.

O vilarrealense revela ainda que o partido deseja “determinar se o ocorrido é atribuível a fenómenos naturais, como explicado pela Agência Portuguesa do Ambiente no caso do acesso da Praia de Faro no ano passado, e instamos as autoridades competentes a realizarem as diligências necessárias para elucidar os factos”.

“O PAN já encaminhou documentação fotográfica e vídeos às autoridades competentes, incluindo a Polícia Marítima e respetivo comando central, bem como à Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades. A gravidade da situação suscita séria preocupação, tanto para nós quanto para a população local”, conclui Saúl Rosa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.