PAN/VRSA reúne-se com executivo no Canil Intermunicipal

As aspirações do executivo ter o seu próprio Centro de Recolha Oficial de Animais também foram discutidas, ficando-se a saber que o projeto encontra-se “em fase de deliberação para a escolha do local”

ouvir notícia

A Comissão Política Concelhia do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) de Vila Real de Santo António esteve reunida na quarta-feira, dia 12 de abril, com o executivo da Câmara Municipal no Canil Intermunicipal, anunciou o partido.

Esta reunião contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, da vereadora Conceição Pires, do veterinário municipal Luís Martins, da chefe da divisão de Ambiente e Serviços Gerais da autarquia, Davida Martins e dos membros da associação “Cacela Dog Haven”, Sarron Ellis, Jill Grasper e Jenny Keating.

A reunião teve como objetivo “entender os avanços que têm existido em matéria de causa animal no concelho em comparação com a reunião” que decorreu em dezembro de 2021, segundo o comissário do PAN, Saúl Rosa.

- Publicidade -

“Verificámos que a nível de recolhas temos um serviço funcional desde então. A divisão do Ambiente encontra-se a efetuar a gestão da recolha dos animais, e qualquer cidadão que se depare com um animal comunitário poderá contactar esta mesma divisão” através do e-mail [email protected] ou do telefone 281 510 000.

Segundo o vilarrealense, foram ainda discutidas “algumas problemáticas como a dificuldade em obter recursos humanos para a gestão do canil e soluções possíveis, a falta de uma solução viável para cirurgias ortopédicas e a possibilidade de termos um veterinário municipal que trabalhe exclusivamente para o concelho de Vila Real de Santo António, em vez de termos um veterinário com o trabalho repartido com Castro Marim”.

As aspirações do executivo ter o seu próprio Centro de Recolha Oficial de Animais também foram discutidas, ficando-se a saber que o projeto encontra-se “em fase de deliberação para a escolha do local”.

“É importante sentir que a autarquia está disposta a colaborar com o PAN e com as associações locais sobre estes e outros assuntos”, acrescenta Saúl Rosa.

Damyana, também uma das comissárias, disse ainda que “desta reunião também surgiram algumas soluções, como o facto do apoio logístico a nível medicamentoso para a Cacela Dog Haven e a disponibilidade do veterinário municipal para as esterilizações dos animais desta associação, permitindo assim a redução de custos da mesma no que toca ao esforço financeiro, como tem acontecido, permitindo assim uma melhoria na rotina diária no abrigo situado em Vila Nova de Cacela”.

Segundo o comunicado, esta associação investiu mais de 40 mil euros da sua própria iniciativa no último ano com despesas para o abrigo, sem qualquer tipo de apoio governamental ou municipal. Desde 2020, esta associação teve 247 adoções e 82 esterilizações.

“Também foram abordadas futuras campanhas de sensibilização sobre temas essenciais a esta causa no concelho, como a forma como as pessoas alimentam os animais, pois pelo que averiguamos esta autarquia não tem intenções de penalizar quem alimenta os animais de rua”, acrescenta.

O PAN/VRSA considera que “não faria sentido”, apesar de alguns concelhos o realizarem, uma vez que “seria incongruente investir em programas de captura e esterilização, para depois se deixar os animais morrerem à fome”

“No entanto é necessário alertar a população de que existem formas apropriadas para alimentar animais comunitários (preferencialmente ração seca, e não restos de comida, e usar pontos discretos de alimentação e de colocação de água), para que não se coloque em causa a saúde pública, nem prejudique os próprios animais”, disse a comissária Gabriela Lopes.

Já a comissária política Maria Alves acredita que “passo a passo, poderemos ir abordando outros temas e melhorando o paradigma da causa animal no concelho”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.