Parceiros brasileiros do InovaJuntos visitam Algarve para ações de cooperação internacional

ouvir notícia

Representantes de 15 cidades brasileiras e de outros países da América Latina estiveram em Portugal, entre os dias 10 e 15 de dezembro, para realizar ações de cooperação internacional e desenvolver práticas inovadoras e sustentáveis nos dois países. A passagem pelo Algarve incluiu visitas técnicas a diversos locais e o intercâmbio de experiências, avançou a AMAL.

A visita ao Algarve decorreu entre os dias 11 e 13 de dezembro e incluiu iniciativas de intercâmbio de conhecimento e cooperação, através de visitas técnicas. Os participantes dividiram-se em cinco roteiros temáticos, tendo a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), como parceira do InovaJuntos, acompanhado as entidades convidadas no âmbito do roteiro sobre o tema “Compras Partilhadas e Consórcios/Municípios”.

Neste contexto, foi dada a conhecer a Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Algarve, numa sessão que decorreu na AMAL, em formato presencial e online, e que contou com a participação de políticos e quadros técnicos com atribuições na área das compras públicas, quer de entidades portuguesas (nomeadamente dos municípios do Algarve e da AMAL), quer dos parceiros brasileiros nesta temática (APIS e CISGA).

- Publicidade -

Foi, de resto, assinado um Termo de Cooperação Técnica e Institucional entre a AMAL e as entidades brasileiras APIS (Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu) e CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha), no domínio das compras partilhadas.

Esta missão de cooperação internacional aconteceu num total de sete cidades portuguesas (Faro, Olhão, Coimbra, Guimarães, Oeiras, Valongo e Cascais).

O InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade visa responder à necessidade de fortalecimento da capacidade das autoridades locais para a implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis no Brasil, em Portugal e em países da América Latina, promovendo um ambiente de colaboração a partir do intercâmbio de know-how e da partilha de soluções locais sobre os grandes desafios que afetam a qualidade de vida das populações contemporâneas. Reunindo experiências do Brasil e de Portugal, o projeto amplia o alcance das ações e fortalece a integração regional, para além de reforçar o diálogo entre os países.

Sob a coordenação da Confederação Nacional de Municípios (Brasil) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), o projeto decorre até ao final de 2024 e conta com o cofinanciamento da União Europeia, através do “External Action Support Program”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.