Paróquia de Silves recupera arquivo de “memórias escondidas”

ouvir notícia

O trabalho de preservação e organização do arquivo paroquial da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves, desenvolvido pelas técnicas do arquivo municipal, será apresentado publicamente, num seminário organizado pela paróquia, com o apoio da câmara de Silves. Este evento terá lugar no próximo dia 3 de setembro, às 17h00, na Catedral de Silves.

“Esta atividade é muito importante para a paróquia de Silves”, explica o padre Carlos Aquino, pároco desta cidade, acrescentando que esta “é mais uma forma de darmos a conhecer a riqueza existente nesta paróquia, que a maior parte das pessoas desconhece”.

“Simultaneamente, ao promovermos este tipo de iniciativas, queremos que o espírito comunitário seja reforçado, estreitando-se laços entre as instituições da cidade, bem como entre todos os membros da nossa comunidade paroquial. Pretendemos, ainda, que este tipo de iniciativas seja uma porta aberta para a valorização do património, bem como um despertar para a importância da cultura enquanto veículo transmissor de valores e de conhecimentos, também no seio da igreja”, adiantou.

- Publicidade -

A sessão, integrada no ciclo de atividades “Memórias Escondidas”, permitirá que os participantes escutem as comunicações do padre Joaquim Nunes, chanceler da Cúria da Diocese do Algarve, de
João Saboia, diretor do arquivo distrital de Faro, de Pedro Penteado, diretor geral do arquivo nacional – Torre do Tombo e de Luís Oliveira, professor da Universidade do Algarve, bem como uma comunicação feita pelas técnicas do arquivo municipal de Silves que realizaram o trabalho de preservação e organização do arquivo paroquial, na qual as mesmas explicarão com detalhe todos os passos desenvolvidos ao longo dos vários meses em que decorreram essas tarefas.

Entretanto, na cerimónia de apresentação será também inaugurada uma pequena exposição, na qual se poderão ver alguns dos livros mais emblemáticos e curiosos desse espólio, exposição essa que será visitável, na catedral, até ao final do ano.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.