Passeio pedestre em Santa Rita foca-se no uso da cana

O percurso pelo campo servirá para explorar os diversos usos da cana

ouvir notícia

A iniciativa “Passos Contados” está de volta com um passeio pedestre de interpretação da paisagem em Santa Rita, no concelho de Vila Real de Santo António, com o tema “Usos da cana. Do utiliário ao lúdico”, que vai decorrer no dia 14 de maio a partir das 09:30, anunciou o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

“A cana, abundante junto aos cursos de água e fácil de trabalhar, tem ainda no Algarve, inúmeros usos ligados às actividades rurais. O mais conhecido é certamente para a cestaria. Nesta técnica, o entrelaçar das ripas da cana permite fazer os mais variados cestos e canastras, instrumentos de trabalho essenciais nas tarefas agrícolas, na pesca e para o armazenamento e transporte de produtos. A cana é ainda utilizada no varejo e na apanha de frutos secos e da azeitona, nas hortas para sustentar o crescimento de tomates e leguminosas. Na área da construção tradicional, são conhecidos os telhados de caniço na cobertura interior da habitação”, explica em comunicado.

Este evento, que tem como ponto de partida a aldeia de Santa Rita, contará ainda com a participação do artesão Domingos Romeira Vaz.

- Publicidade -

“A cana foi também, ao longo dos tempos, matéria de eleição para a construção de muitos brinquedos: pífaros, apitos, reco-recos, curre-curres, espingardas, gaiolas de grilo e até a estrutura dos papagaios de papel. Deambulando pelos campos, transportando sempre a navalhinha no bolso, se passava junto de um canavial, das mãos da criançada podia sair o brinquedo que a necessidade ou o desejo ditasse no momento. Usos da cana para fins lúdicos que remetem para um tempo em que, nos meios rurais, “brinquedos não os havia” ou “eram poucos” e os que havia eram feitos pela criança ou familiares próximos com os materiais existentes no meio natural ou doméstico”, acrescenta.

O percurso pelo campo servirá para explorar os diversos usos da cana, desafiando os mais hábeis a fazer-se acompanhar de uma navalha.

As inscrições podem ser feitas através do telefone 281 952 600 ou do e-mail [email protected] e têm um custo de cinco euros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.