Passos Contados para descobrir Cacela Velha através de passeios pedestres

ouvir notícia

O ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem decorre até ao próximo mês de outubro

A quinta edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, em Cacela Velha, concelho de Vila Real de Sato António, prossegue este sábado com o percurso “Descobrir Cacela Velha: caminhar, observar, mexer e desenhar com carvão, aguarela e tinturas”.

Este passeio estará a cargo do artista plástico Francisco Pinheiro e o ponto de encontro está marcado para as 9h30 em Cacela Velha.

Numa caminhada, de bloco e lápis na mão, a iniciativa pretende descobrir as particularidades que fazem de Cacela Velha um lugar especial. Ao longo do percurso, os participantes irão deter-se nos diferentes pontos de interesse (a fortaleza, casas de arquitectura tradicional, a igreja, os vestígios da antiga muralha medieval…) e na paisagem em redor.

- Publicidade -

Serão feitos apontamentos rápidos em andamento, de pormenores, texturas, sombras, contornos, bem como desenhos mais demorados de um enquadramento, partindo do esboço até ao desenho final. Haverá ainda lugar para um desenho colectivo. Está também previsto desenhar com tintas, que serão feitas na própria sessão, a partir de pigmentos e plantas locais.

Estes percursos decorrem até ao próximo mês de outubro, sempre aos sábados e dedicados a vários temas. Este ano, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio.

Esta quinta edição dos Passos Contados começou com a descoberta das plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação, prosseguindo esta semana com o já referido passeio que propõe desenhar as ruas, casas, pessoas, monumentos e paisagens de Cacela Velha.

Mas há mais até outubro: Ouvir contos sobre bichos do nosso imaginário colectivo; saber mais sobre a arte da empreita em palma e experimentar novos teceres com trapos; observar o céu durante a noite e conhecer antigas mitologias e tradições populares ligadas aos astros; entender melhor dois dos elementos mais característicos da arquitectura no Algarve: a chaminé e a platibanda; e observação de aves na Ria Formosa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.