PCP critica dívida da câmara de VRSA à empresa Águas do Algarve

ouvir notícia

O edil Luís Gomes recorda que todas as câmaras “estão com dificuldades financeiras” e que “a esmagadora maioria” deve água. PSD também responde e recorda que o PCP votou contra a implementação do Plano de Equilíbrio Financeiro

Domingos Viegas

O PCP de Vila Real de Santo António (VRSA) acusa a autarquia vila-realense de estar entre as 20 que devem mais água em todo o país, apesar de ser um dos concelhos com menor número de habitantes.

- Publicidade -

“A câmara municipal de Vila Real de Santo António deve mais de 4,8 milhões de euros às Águas do Algarve. Esta dívida é equivalente a metade do que deve Lisboa, a capital do país”, referem os comunistas em comunicado enviado às redações.

O PCP recorda ainda que a dívida total da autarquia “não se fica por este valor, sendo estimada em perto de 100 milhões de euros” e considera que “este é o resultado da gestão despesista do PSD, deslumbrada pelo poder e desadequada à dimensão do município, pela tentativa, sem recursos financeiros, de substituir o Estado central nas suas obrigações fundamentais para com os cidadãos, designadamente na saúde, habitação e segurança social”.

“Câmara de VRSA não é a única e nem sequer é a que deve mais”

O presidente da Câmara Municipal de VRSA diz que a situação no seu concelho não é diferente da que se verifica com a maioria das câmaras da região. “Infelizmente, as câmaras estão com dificuldades financeiras e a esmagadora maioria tem dívidas com as Águas do Algarve. A câmara de VRSA não é a única e nem sequer é a que deve mais”, referiu Luís Gomes.

O autarca lembra que a edilidade vila-realense “tem acordos com as Águas do Algarve para a regularização da situação” e frisa que esta dívida “nem sequer é algo novo deste executivo, pois hà dívidas que já vinham de trás”.

Luís Gomes esclareceu que a situação já começou a ser resolvida “com os recentes reajustamentos dos tarifários” e lembrou ainda o processo de sanemento financeiro, que ainda não avançou devido à falta de liquidez da banca.

“A ser aprovado, esse processo de saneamento financeiro permitirá acabar com as dívidas. Mas recordo que esse é um processo que teve o voto contra do próprio PCP”, recordou o autarca.

PSD condena acusações

Entretanto, a concelhia do PSD de Vila Real de Santo António já condenou as acusações do PCP, considerando que aquela força política “omitiu deliberadamente, na sua análise tendenciosa, a situação dos restantes 15 municípios da região”.

“Além disso, o PCP omite que estejam em vigor acordos de regularização de dívida e prefere não falar do cenário de quebra de receitas que a generalidade das autarquias enfrenta”, nota o presidente da concelhia do PSD de VRSA, António Cabrita.

O responsável máximo do PSD da cidade pombalina considera igualmente “paradoxal” que o PCP fale da necessidade de saldar dívidas “quando, em sede de Assembleia Municipal, votou contra a implementação de um Plano de Equilíbrio Financeiro para restabelecer as contas da autarquia que, em três meses, efectuou uma poupança superior a um milhão de euros”.

Da mesma forma, o social democrata considera “insólito” o facto de o PCP “censurar as valências sociais da autarquia vila-realense, tendo em conta as dificuldades que muitas famílias enfrentam no momento que atravessamos”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

  1. Nao é preciso ser do PCP para saber que o L.Gomes está metido numa grande alhada. Mas o Passos dá-lhe ajuda, pois são grandes amigos (espero que assim seja).

  2. Um conselho ao sr L.Gomes e o sr. Cabrita.
    Como grandes amigos da bruxa Maia aconselho-os a pedirem a sua colaboração para adivinhar qual a melhor altura para pagarem as dividas (os 120 milhões) que o L.Gomes e o Cabrita deviam pagar dos seus bolsos pela má gestão e pelo dinheiro recebido da corrupção.
    Talvez o Inácio e o Orlando entre outros também possa ajudar

  3. Grande boca, Salvadormt. Certmente o L.Gomes e o Cabrita, se o que diz não for verdade, vão levá-lo a tribunal. Se eles se mantiverem em silencio, então…

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.