Percurso artístico de Dino D’Santiago inspira tese de mestrado

Este trabalho é da autoria de Catarina Barros Ferreira da Silva

ouvir notícia

O percurso artístico do quarteirense Dino D’Santiago serviu de inspiração para uma tese de mestrado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentada recentemente.

Este trabalho da autoria de Catarina Barros Ferreira da Silva, intitulado “So ka bu skesi tradison. Aqui toda gente é parente! Heranças crioulas reconstituídas nas cenas de Dino D’Santiago”, recebeu a nota de 18 valores, o maior grau já atribuído a uma dissertação do Programa de Mestrado em Estudos Africanos.

Este trabalho foca-se no “impacto sociocultural do artista de Quarteira” e “assinalou um momento emblemático e um marco crucial para a linha de investigação” que tem vindo a ser feita na Universidade do Porto desde 2011 em torno da música popular urbana, segundo a orientadora Paula Guerra.

- Publicidade -

A escolha de Dino D’Santiago deve-se a “três razões principais: porque a obra de Dino permite discutir – de forma brilhante – as mudanças nas identidades portuguesas contemporâneas; porque a performance e obra de Dino D’Santiago permitem um avanço teórico fundamental na análise sociológica das cenas musicais – locais, translocais, virtuais e afetivas; porque o Dino permite a validação e a ressignificação de linguagens urbanas até então desclassificadas, criadas muitas vezes em contextos periféricos, segregados e guetizados”.

Paula Guerra acrescenta ainda tratar-se de um “projeto de visibilidade, de reparação e de representação”, acrescentando que “a presença de Dino é uma dimensão fundamental da cultura portuguesa hoje. E talvez não exista estratégia mais consequente do que usar a música como forma expressiva de exibir essa presença e de pensar sobre a negritude – não como um Outro -, mas como corpos dançantes criativos envolvidos em práticas de criação, de produção e de divulgação cultural”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.