Personalidades que o JA destacou em 2023

O JA selecionou algumas das muitas personalidades algarvias com papel fundamental na divulgação e desenvolvimento da região e que mais se destacaram durante o ano de 2023. Lídia Jorge foi uma das personalidades mais destacadas graças ao seu mais recente livro e aos prémios conquistados, tal como o cantor Dino d’Santiago, que celebrou 10 anos desde o lançamento do seu primeiro álbum

ouvir notícia

Alexandra Teodósio

(ensino e investigação)
A vice-reitora da UAlg, natural de VRSA, esteve na linha da frente de inúmeros projetos ligados à Biologia e à sustentabilidade ambiental que estão a ser desenvolvidos no seio da UAlg.

- Publicidade -

André Gomes

(turismo)
Em junho, André Gomes venceu as eleições à presidência da RTA, definindo a diversificação da oferta turística e a qualificação dos recursos humanos como prioridades. Nos primeiros meses do mandato apresentou medidas de apoio às empresas e novas rotas aéreas a partir da capital algarvia.

António Horta Correia

(investigação histórica)
O vilarrealense volta a destacar-se com o lançamento de mais um volume da obra de investigação histórica “Memórias e Documentos”, aos 91 anos.

Dino D’Santiago

(música)

O quarteirense voltou a estar nas bocas do mundo depois de receber uma Medalha de Mérito Cultural e a sua carreira inspirou uma tese de mestrado. Este ano celebrou 10 anos de lançamento do seu álbum “Eva”, com dois concertos especiais e uma nova versão do disco.

Diogo Gonçalves

(videojogos)
Depois de se ter tornado campeão nacional de futebol virtual no torneio de “FIFA23” da eLiga Portugal no início do ano, o vilarrealense renovou o seu contrato com o Sport Lisboa e Benfica.

Diogo Piçarra

(música)
O artista farense mantém-se entre os cantores portugueses mais solicitados e ouvidos a nível nacional, tendo lançado novos temas.

Edmundo Inácio

(música)
O jovem portimonense ficou colocado em segundo lugar no Festival da Canção e prepara um novo álbum que verá a luz do dia em 2024.

Edmundo Vieira

(música)
O cantor natural de Portimão voltou este ano à ribalta graças ao regresso dos D’ZRT, uma das bandas nacionais de maior sucesso, que esgotou salas em todo o país.

Etson Barros

(atletismo)
O olhanense, com a camisola do Benfica, sagrou-se campeão português de corta-mato longo em absolutos e sub-23 nos campeonatos nacionais.

Fernando Cabrita

(poesia)
Após vencer o Prémio Literário Adriano Moreira e do seu percurso ser apresentado em Mérida, o escritor algarvio representou Portugal num recital de poesia peruana-portuguesa.

Fernando Pessanha

(história)
O historiador vilarrealense foi empossado como membro correspondente da Academia de Marinha, obteve a classificação máxima da sua tese de doutoramento, recebeu uma distinção e louvor da Universidade de Huelva, além do lançamento de novas investigações.

Gonçalo Ramos

(futebol)
O jogador olhanense foi eleito o melhor da I Liga em março e sagrou-se campeão pelo Benfica, seguindo a sua carreira em direção ao Paris Saint-Germain.

Horácio Guerreiro

(saúde)
Diretor clínico do CHUA desde 2020, apresentou a demissão ao cargo no final de junho. Foi dos primeiros a falar da importância do projeto do Centro Oncológico do Algarve.

Joana Schenker

(bodyboard)
A algarvia destacou-se depois de ter sido vice-campeã de bodyboard na Figueira da Foz e ter ficado em 2.º lugar na 5.ª etapa do Circuito Mundial na África do Sul.

João Fernandes

(turismo)
Impossibilitado de se recandidatar a presidente da Região de Turismo do Algarve, o final do mandato ficou marcado por várias homenagens.

João Frizza


(representação)
O ator vilarrealense continua nos palcos com Filipe La Féria, tendo marcado o 25 de abril com uma atuação em VRSA ao lado de Alexandra. Já no verão, estreou a comédia “Caravana de Papel”, sempre com casa cheia.

João Neves

(futebol)
O jovem tavirense conquistou o país com o seu percurso notável no Sport Lisboa e Benfica, tendo sido convocado para a Seleção Nacional.

João Porfírio


(jornalismo/fotografia)
O fotojornalista de Portimão continua a destacar-se com os seus trabalhos nos cenários mais mediáticos da atualidade e venceu o Prémio Gazeta de Fotografia.

Jorge Madeira


(solidariedade)
Filantropo por natureza, tem continuado o legado da falecida esposa, Soledade Madeira, à frente do Lions Clube de Vilamoura, através do qual tem doado veículos de transporte de doentes e equipamentos.

José Moreira

(educação)
Professor auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, foi eleito em abril presidente da direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior. Em dezembro, liderou o protesto dos professores da UAlg contra a precariedade e os cortes.

Lídia Jorge

(literatura)
A escritora algarvia tem vindo a somar prémios graças à sua obra literária intitulada “Misericórdia”, escrita a pedido da sua mãe. Prémio Médicis Étranger, Prémio Literário Fernando Namora, PEN Clube Português, Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, Prémio Eduardo Lourenço, Melhor Livro Lusófono, Grande Prémio de Romance e Novela e o Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva foram alguns dos galardões.

Luís Vicente

(teatro)
Em janeiro, a direção da ACTA reagiu com “perplexidade” à exclusão do financiamento para o apoio sustentado das artes. Ao longo do ano, Luís Vicente foi a cara da luta pela sustentabilidade financeira da Companhia e da importância da ACTA para a região.

Maria da Graça Ventura

(história)
Após apresentar o seu livro “Por Este Mar Adentro” em Faro, a historiadora foi admitida na Academia Portuguesa de História, participou no congresso de peruanistas em Lisboa e lançou uma nova edição da revista “Meridional”.

Martim Sousa Tavares


(música)
Foi eleito maestro titular da Orquestra do Algarve, onde tem posto em prática uma dinâmica de democratização da música clássica na região.

Neto Gomes

(Escritor-Jornalista)

Enquanto escreve um novo livro, o colaborador do JA lançou este ano uma obra sobre o ciclista Vítor Tenazinha, que foi apresentado em Loulé. Foi distinguido com medalhas de mérito pelos municípios de Loulé e VRSA.

Noélia Jerónimo

(gastronomia)
A chef Tavirense continua a dar cartas na gastronomia e a conquistar prémios, e a ser a cara do seu restaurante nas Cabanas de Tavira e fazendo parte dos júris do programa televisivo “Masterchef”.

Paulo Águas

(educação)
Desde a sua eleição como reitor da UAlg tem priorizado a sustentabilidade, a inovação e a inclusão. Recentemente pediu justiça na distribuição do Orçamento do Estado e alertou para os preços no alojamento estudantil.

Pete Tha Zouk

(música)
O DJ natural de Olhão, que já foi considerado um dos melhores do mundo, celebrou em 2023 o 30.º aniversário da sua carreira.

Reinaldo Teixeira

(turismo e desporto)
Tem contribuído para a promoção do desporto algarvio e a ele se deve o ‘salto’ do futebol feminino na região. No turismo, à frente da Garvetur, tem somado conquistas que mudaram o paradigma do imobiliário no Algarve.

Viviane

(música)
O ano de 2023 marcou o regresso dos “Entre Aspas, que celebram 30 anos da saída do seu 1.º êxito – “Criatura da Noite”. Viviane é a vocalista do grupo e responsável pelo relançamento da banda.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.