Pesca lúdica ou subsistência no Porto Comercial de VRSA

Assiste-se a uma diminuição das liberdades individuais sem alguma correlação com este período de pandemia. Um dos factos é a proibição da pesca desportiva no antigo porto comercial de Vila Real de Santo António. Digo antigo, porque o estado de abandono é notório e não se sabe se a Docapesca exerce um qualquer meio de administrar este local que teve os seus momentos áureos entre a sua construção nos anos 30 do século passado e finais dos anos 70. O declínio é bem demonstrado com um remate certeiro no vosso jornal de 9 de maio de 2020, artigo de autoria do Sr. Neto Gomes.


Neste cenário digno de Bagdad Café, a única atracão é a sucata do navio-balizador Charles Babin, construído em 1949 e abatido em 2013. Um navegador visionário Raffin-Cabaisse, quis fazer realizar um projeto louco e transformar o navio num veleiro para seguir os passos de Fernando de Magalhães. Como teve mais olhos que barriga, acabou por vender o espolio a um franco ucraniano, que lhe colou um jacúzi no convés para fazer uma residência flutuante no Danúbio. Como os motores da sucata já não funcionam, atracou um patrulhador para o rebocar até destino final. Ironia do destino, o patrulhador chama-se Phénix, que diz a lenda, podia transportar em voo um elefante nas suas garras, mas este, coitado, lá empurrou o elefante até ao porto de Vila Real de Santo António, e aqui jaz desde o dia 20 de outubro de 2018. A lenda diz que o Fénix renasce das suas cinzas, mas este e o Charles Babin só a ferrugem os sepultara…


Neste cenário de desolação, existe um parque de estacionamento para autocaravanas, frequentados por estrangeiros, maioritariamente franceses. Estes tinham como único lazer a pesca desportiva. Mas ultimamente a polícia marítima teve uma frenesia securitária contra o pacato cidadão e decidiu proibir a pesca desportiva. O mesmo aconteceu no porto de pesca de Olhão, com multas e publicação nos jornais, como se um crime horroroso se tratasse.


Durante décadas, o povo pescou neste porto. Os marinheiros do navio da marinha nacional, quando este está esporadicamente atracado, também pescam.

Esta proibição não tem fundamento porque o local onde se pesca não tem nenhuma atividade marítima.


Os nossos amigos autocaravanistas franceses, revoltados com esta decisão arbitrária, levantaram ancora e fizeram um apelo no Facebook para que não venham estacionar no porto comercial de Vila Real de Santo António.


Solicitei ao Sr. Capitão-tenente Vasconcelos de Andrade, responsável pela Capitania e Polícia Marítima um encontro para abordar este assunto. Não tive resposta. Talvez um artigo no Jornal do Algarve abane certos preconceitos…

António Oneto

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.