Plano de Urbanização do Polo Tecnológico em Gambelas aprovado

ouvir notícia

O Plano de Urbanização do Polo Tecnológico, previsto para uma área perto do campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UALG), foi aprovado pela Assembleia Municipal de Faro na última reunião de câmara, anunciou a autarquia.

A área deste polo terá 104 hectares, sendo 6,6 hectares correspondentes ao Parque Tecnológico Internacional do Algarve (PTIA), um centro de empresas tecnológico com incubadoras, escritórios e laboratórios de investigação aplicada.

O Polo Tecnológico e o PTIA, segundo a autarquia, podem vir a ser rentabilizados com a UALG e beneficiar da proximidade com o Aeroporto de Faro e da rede de acessos viários do concelho.

- Publicidade -

Entre os objetivos definidos no plano, está previsto o desenvolvimento de uma área empresarial associada à investigação, indústria e tecnologia e uma zona para novas unidades de equipamentos e de estabelecimentos de utilização coletiva.

A zona contemplada, terá também espaços residenciais, espaços para atividades económicas, espaços verdes.

Para o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, a aprovação do plano constitui uma “grande vitória para o concelho que agora dispõe de um plano pensado para o desenvolvimento de um parque industrial que terá características únicas, pois encontra-se junto a uma universidade, encostado a um aeroporto internacional e com a Ria Formosa em fundo, beneficiando ainda das condições amenas que só o Algarve pode oferecer todo o ano”.

Ao mesmo tempo, “esta era também uma oportunidade para desenvolver ainda mais esta zona, aumentando o parque habitacional e as atividades económicas em harmonia com os espaços verdes afetos, que têm, neste plano, um cuidado muito particular, estando nós tão próximos do santuário natural que é a Ria Formosa”, referiu o autarca em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.