ALGARVE ÚLTIMAS

Polícia Marítima de olho na apanha de perceves na Costa Vicentina

A operação resultou na apreensão de 32 quilos de perceves
A operação resultou na apreensão de 32 quilos de perceves

A Polícia Marítima apreendeu no passado domingo 32 quilos de perceves na Costa Vicentina, numa operação de fiscalização que resultou, ainda, na identificação de 14 pescadores lúdicos.

A PM terá acompanhado os movimentos de alguns apanhadores que se encontravam nas arribas da costa. “Os mesmos, após aperceberem-se da aproximação dos agentes, puseram-se em fuga, abandonando diversos sacos contendo o marisco apanhado”, explicam as autoridades, que, após a pesagem, devolveram os perceves ao seu habitat natural.

A Polícia Marítima quer travar a captura ilegal de percebes na Costa Vicentina
A Polícia Marítima quer travar a captura ilegal de percebes na Costa Vicentina

Estas infrações resultaram no levantamento de dois autos de notícia, que darão origem a processos de contraordenação.

Para um apanhador lúdico, o máximo permitido por lei é de dois quilos de perceves por dia, enquanto um profissional pode capturar 15 quilos diários, lembra o comando local da Polícia Marítima de Lagos.

NC | JA

PUB

2Comentários

Click aqui para comentar

  • Daí, com esse excesso de captura, esses pretensos “apanhadores lúdicos” (verdadeiros profissionais) estão predar e a obstar a sustentabilidade da espécie, cada vez mais em risco.
    Para não falar, das despesas ocasionadas a todos os cidadãos contribuintes, quando são apanhados nas marés, e lá tem de ir o helicóptero resgatá-los – à borla.

Tamanho da Fonte
Contraste