Portimão no clube dos grandes museus mundiais

ouvir notícia

Apesar de ainda não ter três anos de existência, o Museu de Portimão já é um dos mais premiados do país. A distinção mais recente foi o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”. Antes, recebeu o relevante prémio “Museu Conselho da Europa 2010” e várias menções honrosas, quer pelo Turismo de Portugal em 2009 quer pela Associação Portuguesa de Museologia na categoria “Melhor Museu Português”, em 2008.

 

“Nunca me passou pela cabeça que o museu pudesse arrecadar tantos prémios, pois não é esse o nosso objetivo. Mas sempre é bom ver as expectativas ultrapassadas e o trabalho ser reconhecido. Mostra que o município fez um bom investimento neste museu”, declara ao JA o diretor do Museu de Portimão.

- Publicidade -

O espaço museológico, inaugurado em maio de 2008, começou cedo a dar nas vistas. Ainda nesse ano, o museu recebeu uma menção honrosa referente ao prémio Melhor Museu Português, prestigiado galardão instituído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

Em 2009, foi a vez de receber uma menção honrosa no prémio Turismo de Portugal, sendo que, logo no ano seguinte, vence um dos galardões mundiais mais conceituados: o Prémio Museu Conselho da Europa 2010.
E, já este mês, o Museu de Portimão volta a surpreender ao ganhar o prémio DASA – Mundo do Trabalho 2011, naquela que é a primeira edição deste galardão, que foi atribuído na Alemanha.

Todas estas distinções fazem do museu algarvio um dos mais prestigiados a nível mundial, o que deixa muito satisfeitos os responsáveis. “Os prémios dão prestígio e responsabilidade. A nossa obrigação é continuar a apresentar exposições e um trabalho de qualidade”, conclui José Gameiro.

O Museu de Portimão tem dado tanto nas vistas que até nem passou despercebido para a Confraria dos Gastrónomos do Algarve. No último sábado, a confraria atribui o prémio Cultura ao museu “pela forma como presta homenagem a um povo e um concelho que durante séculos viveu quase exclusivamente do mar”, adiantou ao JA o grão-mestre José Manuel Alves.

Ainda de acordo com o responsável pela confraria, o Museu de Portimão tem promovido diversas exposições que têm colocado em destaque a gastronomia, nomeadamente a mostra “Azeite – Saberes com Sabor”, que está patente naquele espaço até 31 de julho.

Museu comemora terceiro aniversário

Entretanto, o Museu de Portimão está prestes a celebrar o terceiro aniversário. Este ano, as comemorações vão estender-se entre os dias 14 e 18 de maio, com diversas atividades, entre as quais a 11ª Corrida Fotográfica, a “Noite Europeia dos Museus”, a apresentação pública da escultura relativa ao prémio recebido e do filme de animação “Cristalina na História da Água”, realizado por 21 jovens, dos sete aos doze anos, na Oficina Educativa do museu durante as férias da Páscoa.

Dia 15 de maio, será ainda inaugurada a nova exposição “Arte Submersa”, com a exibição de várias peças do escultor-ceramista Sylvain Bongard especialmente concebida para este espaço museológico e para sublinhar a relação entre a arte, o homem e o mar.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
Fotos: João Porfírio
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.