Portimão transforma Estação Salva-vidas de Alvor em museu

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Portimão aprovou esta semana a abertura de procedimento para a requalificação do edifício do Instituto de Socorros a Náufragos de Alvor e respetivo salva-vidas, para transformá-lo em museu, anunciou a autarquia.  

O objetivo principal é criação de um centro interpretativo que valorize a história e atualidade do património natural e marítimo de Alvor, “transformando-o numa ferramenta de qualificação da zona urbana ribeirinha da vila, e de sensibilização e dinamização ambiental e sociocultural desta comunidade piscatória junto dos visitantes”, referiu a Câmara Municipal de Portimão em comunicado.  

Com este novo museu, o município pretende também combater a sazonalidade da região algarvia e promover a interação entre residentes e turistas. 

- Publicidade -

A obra tem um investimento total de mais de 312 mil euros, dos quais 218.960 euros provêm da taxa de comparticipação de 70% que compete ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), enquanto o restante valor pertence à autarquia. 

A intervenção irá recuperar a fachada e o interior da Estação Salva-vidas de Alvor, além de dotar o espaço com equipamentos interativos e audiovisuais, com informação acerca do enquadramento natural e paisagístico, a realidade piscatória e os seus protagonistas e testemunhos reais. 

Para o futuro, pretende-se colocar aquele espaço à disposição da comunidade, nomeadamente escolas, associações culturais e turísticas e grupos de profissionais marítimos, para promover sessões de sensibilização e formação acerca da realidade piscatória e ambiental, com o contacto direto com pescadores, além de tertúlias. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.