A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, sob a marca Cruise Portugal – APP, encontra-se a promover o Porto de Portimão na maior feira de cruzeiros da Europa, a “Seatrade Europe”, que decorre desde 6 até 8 de setembro na cidade alemã de Hamburgo, foi anunciado.
Numa promoção nacional conjunta que se faz representar pelos Portos de Portugal – Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira e Figueira da Foz e diversos agentes económicos, nomeadamente a Ibercruises – Agência de Viagens e Navegação, a Navalrocha e a Navex, entre outros parceiros – sob o tema “Scaling Sustainably”, a participação dos sete portos tem como objetivo projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades, na rota do turismo sustentável da indústria de cruzeiros.
De referir que, durante o primeiro semestre de 2023, os portos portugueses registaram um total de 818 422 passageiros de cruzeiro, o que correspondeu a um crescimento de 82% face aos 449 558 passageiros registados no período homólogo de 2022.
“Estes resultados marcam a trajetória ascendente da indústria, demonstrando a qualidade das infraestruturas portuárias nacionais e por conseguinte a relevância crescente que o destino Portugal tem vindo a assumir no segmento de cruzeiros”, pode ler-se em comunicado.
Para 2023, as administrações portuárias preveem que a atividade registe “novos recordes” com cerca de 1,6 milhão de passageiros e 1035 escalas, o que ao verificar-se significa um crescimento de 37% e de 2%, respetivamente, face a 2022.
“Ao garantir a contínua participação em eventos internacionais, a APS mantém o foco no desenvolvimento crescente do setor de cruzeiros, procurando afirmar o Porto de Portimão como paragem obrigatória para se usufruir de uma das zonas turísticas de excelência da Europa – o Algarve”, termina a nota.