Portugal sobe dois lugares no ranking de facilidade em fazer negócios

ouvir notícia

Portugal subiu dois lugares no “ranking” do Banco Mundial sobre a facilidade em fazer negócios.

O “Doing Business 2011” avaliou mais de 180 países e, em comparação com o relatório do ano passado, Portugal avança da 33ª para a 31ª posição.

Portugal surge no meio de duas economias europeias, ou seja, à frente da Áustria e atrás da Holanda.

- Publicidade -

Ainda assim, o 31ª lugar do “ranking” do Banco Mundial revela que é mais fácil fazer negócios em países como a Islândia ou Israel do que em território português.

Em comparação com o relatório do ano passado, o “Doing Business 2011” mostra que Portugal foi buscar pontos em áreas como o registo comercial e os procedimentos fiscais.

Por outro lado, a penalizar os negócios surgem aspectos como o comércio entre fronteiras, a protecção dos investidores ou a obtenção de crédito.

O estudo revela ainda que para abrir uma empresa ou concretizar um negócio em Portugal são necessários seis procedimentos,  um número próximo da média dos países da OCDE.

No entanto, em território português é tudo mais rápido, o processo pode demorar seis dias, menos de metade do tempo médio da OCDE.

Quanto aos gastos associados, abrir um negócio em Portugal pode custar 930 euros, valor estimado num balcão empresa na hora, o que equivale a mais do dobro da despesa média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

No “Doing Business 2011”, Singapura mantém-se na liderança sobre facilidade em fazer negócios, pelo quinto ano consecutivo; em segundo lugar surge Hong Kong; a terceira posição é ocupada pela Nova Zelândia. O Reino Unido é quarto, seguido dos Estados Unidos da América.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.