Prémio Nobel da Física atribuído a Serge Haroche e David Wineland

ouvir notícia

O prémio Nobel da Física 2012 foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland «por métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais», anunciou o Comité Nobel.

«Abriram a porta a uma nova era de experimentação na física quântica, ao conseguirem a observação direta de partículas quânticas individuais sem destruí-las», acrescentou.

De forma independente, Serge Haroche e David J. Wineland inventaram e desenvolveram métodos para medir e manipular partículas individuais, preservando a sua natureza quântica.

- Publicidade -

Através de métodos de laboratório, Haroche e Wineland, juntamente com as suas equipas de investigação, conseguiram medir e controlar estados quânticos muito frágeis, antes inacessíveis para observação direta. Esses novos métodos permitem analisar, controlar e contar as partículas.

Embora desenvolvidos independentemente, os métodos têm traços comuns. David Wineland prendeu átomos eletricamente carregados  (iões)  em «armadilhas», controlando-os e medindo-os com a luz (fotões). Serge Haroche seguiu o caminho inverso: controla e mede fotões aprisionados através do envio de átomos por uma «armadilha».

Ambos trabalham no campo da óptica quântica e estudam a interação fundamental entre a luz e a matéria, um campo que tem progredido consideravelmente desde meados da década de 1980.

Para a instituição sueca, os métodos inovadores permitiram a este campo de investigação dar os primeiros passos para a construção de um novo tipo de computador superrápido com base na física quântica. A pesquisa também levou à construção de relógios extremamente precisos que poderiam tornar-se a base para um novo padrão de tempo, com cem vezes maior precisão do que os relógios atuais de césio.

A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina e prossegue com o da Física esta terça-feira, na quarta-feira com o da Química, na quinta com o da Literatura, na sexta com o da Paz e termina no dia 15 com o Nobel da Economia.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.