Prémio Regional “Maria Veleda” atribuído a Margarida Tengarrinha

ouvir notícia

.

O Prémio Regional “Maria Veleda”, que teve este ano a sua primeira edição, foi atribuído a Maria Margarida Carmo Tengarrinha Campos Costa (Margarida Tengarrinha).

O júri deliberou, por unanimidade, atribuir o prémio a Margarida Tengarrinha por considerar que “a sua atividade cívica no desenvolvimento social do Algarve, o seu percurso cultural ligado às artes visuais, à investigação e à história da região, assim como toda a sua participação na formação democrática de Portugal ao longo de toda a sua vida, a tornam protagonista de uma intervenção particularmente relevante na cultura do Algarve, cumprindo-se assim o objetivo deste prémio”.

O Prémio Regional “Maria Veleda” foi instituído pela Direção Regional de Cultura do Algarve para destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na Região e, também, dar um contributo à medida “Mulheres Criadoras de Cultura”, preconizada no “V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação” a decorrer no período 2014-2017.

- Publicidade -

O júri, com um mandato de dois anos, é constituído por Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional da Cultura do Algarve, que presidiu à reunião, Ana Paula Amendoeira, diretora regional da Cultura do Alentejo, António Branco, reitor da Universidade do Algarve (UAlg), Idálio Revez, jornalista, José Carlos Barros, arquiteto paisagista, Lídia Jorge, escritora, Mirian Nogueira Tavares, diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, Natividade Monteiro, investigadora, e Paulo Cunha, professor de música.

Na reunião decisória, o júri esteve reunido com sete dos seus nove membros, tendo António Branco e Mirian Tavares produzido, cada um deles, um parecer geral sobre as candidaturas, com a indicação expressa do sentido de apuramento da personalidade a destacar, os quais foram lidos pela presidente do júri.

“A Direção Regional de Cultura do Algarve felicita, também, os restantes candidatos pelos projetos e ações que cada um tem concretizado e que em muito têm contribuído para o desenvolvimento cultural do Algarve”, refere aquela entidade em comunicado enviado às redações.

A entrega do galardão, que este ano tem uma dotação de 5.000 euros e uma medalha comemorativa, da empresa de cortiça Pelcor, está prevista para o próximo mês de novembro, em espaço e data que ainda não foram revelados.
.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.