Presidente da RTP: GfK “hoje não está em condições de medir audiências”

ouvir notícia

RTP mantém exigência de uma auditoria independente se não obtiver respostas esclarecedoras sobre os erros identificados no novo sistema de audimetria.

.

O presidente da RTP, Guilherme Costa, reiterou hoje as críticas do operador público ao novo sistema de medição de audiências da GfK, que tem retirado uma média diária de mais de 5 pontos percentuais à quota de mercado da RTP1, face aos valores antes medidos pelo sistema de audimetria da Marktest.

- Publicidade -

“A GfK, hoje, não está em condições de media audiências”, defendeu o presidente da RTP durante a conferência de imprensa que serviu para a apresentação de resultados da RTP. “Temos a convicção de que um conjunto de situações detetadas ao longo deste processo – e inclusive por um estudo independente que encomendámos a uma empresa de auditoria -, não permitem validar a fiabilidade do sistema da GfK. Este é um problema para a indústria, para além de ser um problema para a RTP”, defendeu.

Perante este cenário, a RTP mantém a intenção de exigir uma auditoria independente ao novo sistema da GfK, caso não obtenha respostas esclarecedores sobre os problemas técnicos que têm sido identificados na tecnologia áudio-matching e na representatividade do painel de 1100 lares instalado pela GfK.

Em reação às declarações desta manhã da direção da CAEM – segundo a qual o erro técnico que identificou zero telespetadores durante meia hora de emissão da RTP1 na terça-feira à tarde, é um erro comum e que já se verificara 53 vezes entre janeiro e fevereiro no sistema anterior da Marktest -, Guilherme Costa admitiu que “não conhecia essas 53 falhas”. Mas, defende, “não é isso que está em causa”. “O que está em causa é se o método que foi contratualizado é bom ou não é bom”, concluiu.

Adriano Nobre (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.