Professor da UAlg eleito presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior

A cerimónia de tomada de posse está agendada para o próximo sábado, dia 15 de abril, a partir das 15h00 na sede do sindicato em Lisboa

ouvir notícia

José Moreira, professor auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), foi eleito presidente da direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior para o biénio 2023-202, foi hoje anunciado.

O novo presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior tem como prioridades para este mandato “lutar contra a precariedade laboral”, bem como “promover a valorização salarial, cujas perdas de poder de compra estão muito próximas de 30% nas últimas duas décadas”, pode ler-se em comunicado.

“É premente inverter o subfinanciamento crónico do setor, e nas instituições de ensino superior, e garantir condições de trabalho digno para todos. Em paralelo, também, assegurar um mecanismo equitativo, escrutinável e claro de progressão nas carreiras, em particular o acesso às categorias intermédias e de topo de modo a cumprir a ratio estabelecidas nos estatutos de carreira, assegurando em simultâneo a renovação dos quadros por via do recrutamento externo”, explana.

- Publicidade -

José Moreira sublinha a importância do trabalho desenvolvido pela anterior direção e espera retomar em breve o processo negocial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: “É urgente rever os estatutos das carreiras e também concretizarmos um regime jurídico-laboral para o setor privado e cooperativo, onde proliferam formas de contratação atípicas”.

A lista encabeçada por José Moreira venceu as eleições que decorreram a 8 de março e sucede, assim, a Mariana Gaio Alves na liderança do sindicato que representa os docentes do ensino superior e investigadores científicos.

A nova direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior é composta por 25 membros e contará com Teresa Summavielle, investigadora principal no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e Raul Jorge, professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como vice-presidentes.

José Moreira tem 55 anos, é doutorado em química e professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), onde leciona desde 1999.

É doutorado em Química-Física pela Faculdade de Química da Universidade de Santiago de Compostela (2000). Possui mestrado em Química Orgânica Tecnológica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1995) e licenciatura em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1991).

Conta com 20 anos de experiência sindical. Exerceu atividade como delegado sindical na Universidade do Algarve e enquanto membro da direção cessante do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.