Projeto 360º Algarve dinamiza sessão sobre utilização eficaz dos serviços de urgência 

É já na próxima segunda-feira, dia 15

ouvir notícia

“Serviços de urgência, quando e como utilizar, para não sobrecarregar” é o mote da próxima sessão informativa, do Projeto Saúde Mental 360º Algarve, apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, enquadrada na atividade ‘’Saúde em Dia’’. A sessão decorre já no próximo dia 15 de janeiro, segunda-feira, pelas 15h00, no auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). 

“A sobrecarga dos serviços de urgência tem sido amplamente debatida nos últimos dias. Mesmo com algumas medidas de contingência, as consequências deste cenário traduzem-se em longas horas de espera dos utentes e impactam severamente a capacidade de resposta das unidades de saúde, colocando em causa o atendimento de situações verdadeiramente urgentes”, pode ler-se em comunicado. 

Rita Sequeira, enfermeira especialista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), irá conduzir a sessão, que tem como objetivo alertar para a importância de se reduzir a utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência dos hospitais, apresentando alternativas seguras e com qualidade. 

- Publicidade -

“Esta iniciativa resulta de uma necessidade premente dos nossos utentes e da população em geral em saber como devemos utilizar de forma racional os serviços de urgência. É cada vez mais importante investir na literacia em saúde e na capacitação dos cidadãos pessoas para navegarem no sistema de saúde e tomarem as suas decisões em saúde de forma responsável. Tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade do sistema de saúde’’, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve. 

As sessões informativas ‘’Saúde em Dia’’ pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde e prevenção e gestão da doença, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa do Algarve. 

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, devendo as inscrições ser feitas aqui

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.