Projeto do Teatro Nacional D. Maria II traz cultura a Olhão

ouvir notícia

Descobri-quê? é uma criação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, que sobe ao palco do Auditório Municipal Maria Barroso no próximo dia 29 de novembro, às 21h30, no âmbito do projeto Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII). Sessões para o público infantil e uma oficina no Museu Municipal também fazem parte desta iniciativa do TNDMII em Olhão, divulgou a autarquia.

Descobri-quê? é um espetáculo com entrada livre, que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como Descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português”, pode ler-se na sinopse na peça.

Esta apresentação é orientada para o público juvenil e resulta da colaboração dos criadores da estrutura – Cátia Pinheiro e José Nunes – com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro. Para além do espetáculo da noite de 29 de novembro, haverá sessões para o público infantil no dia 30.

- Publicidade -

Também o Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo acolhe, no âmbito deste projeto do TNDMII, entre os dias 4 e 7 de dezembro, das 18h00 às 22h30, a oficina de criação teatral “Mãos a Dentro”.

Esta formação, uma parceria com a Fundação GDA e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é alicerçada em conteúdos práticos como dinâmica, foco, planos, imaginação, memória individual e coletiva, suspensão, ruturas, sistemas de criação e composição participativos.

A atividade destina-se a artistas com e sem deficiência e Surdos com interesse pelas artes performativas.

Com coordenação de Marco Paiva, as inscrições para participar na oficina estão abertas até ao dia 30 de novembro e podem ser feitas para o e-mail [email protected].

“A diversidade do tecido artístico revela novas formas de expressão, novos olhares e perspetivas sobre o Mundo, novas estéticas, todo um novo movimento que, pautado por um sentido de transgressão e renovação, colabora na afirmação de conceitos como democracia, diversidade, inclusão, acessibilidade e, acima de tudo, o direito a ser livre”, refere a autarquia.

Todas as apresentações contarão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.