Projeto Magallanes_ICC prossegue com atividades em Lagos

As atividades são de entrada gratuita

ouvir notícia

As próximas atividades da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), no âmbito do projeto Magallanes_ICC, terão lugar em Lagos, nos dias 30 de setembro (sexta-feira) e 06 de outubro. Os Painéis de São Vicente servem de mote para abordar a abordar a sociedade no tempo da expansão marítima portuguesa.

Carla Alferes Pinto convida, no dia 30 de setembro, a uma viagem para “Revisitar os Painéis de S. Vicente: Um olhar sobre o vestuário no tempo dos descobrimentos”, em Lagos, no Auditório dos Paços do Concelho do Séc. XXI, entre as 17h30 e as 19h30.

Esta obra paradigmática da pintura e da representação social portuguesa no final do século XV “oferece a possibilidade de observar uma extraordinária galeria de vestuário, com suas formas, cores, matérias e adornos, que abre a porta para explorar os segredos do guarda-roupa feminino e masculino dos nobres da época”.

- Publicidade -

“Como eram as suas vestes? Que tecidos usavam? É possível perceber as cores predominantes? E quanto às joias e outros adornos?”. Estas serão algumas das principais questões que abrirão algumas portas para melhor compreender a sociedade da época.

A DRCAlg pretende, com mais esta atividade de divulgação histórica, promovida no âmbito do projeto Magallanes_ICC, atrair um sector mais alargado das indústrias culturais e criativas, composto por artistas de diferentes áreas. “Esta transferência de conhecimento científico para o sector cultural e criativo procura impulsionar a criação de uma oferta cultural inovadora, ligada ao tema da ‘participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI’, no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Lagos, Monchique, Vila do Bispo, Aljezur e Silves), valorizando os recursos do seu património cultural”, explica.

No dia 06 de outubro, tendo como mote o conhecimento histórico partilhado na conferência de dia 30, e a sua relação com o território, a designer Alexandra Santos terá a oportunidade de apontar alguns caminhos para utilizar a história como elemento ativo no processo criativo, em mais uma oficina de design territorial, “onde se trabalha o processo de construção de um produto cultural e criativo ligado à identidade do território e suscetível de ser explorado financeiramente”.

A participação na conferência é gratuita, mas aconselha-se a inscrição prévia para efeitos de gestão da atividade. No caso da oficina criativa, a inscrição é obrigatória. Os interessados poderão contactar a organização através do endereço [email protected] ou do número 964 782 462.

ultura
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.