Proposta do PAN/Olhão para criar bebedouros e app de localização foi aprovada

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PAN, PS, PSD, BE e CDU

ouvir notícia

A proposta do Pessoas-Animais-Natureza de Olhão para a criação de bebedouros e de uma aplicação de localização foi aprovada na última sessão da Assembleia Municipal, anunciou o partido.

O deputado municipal Alexandre Pereira apresentou uma proposta para a instalação de uma rede de bebedouros municipais multifuncionais, para servir três funções: fornecer água potável, encher garrafas reutilizáveis e fornecer água para animais de estimação, com o objetivo de reduzir o desperdício de água e diminuir o consumo de embalagens de plástico descartáveis.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PAN, PS, PSD, BE e CDU.

- Publicidade -

Segundo Alexandre Pereira, “embora existam alguns bebedouros disponíveis em determinados espaços do concelho de Olhão, consideramos que não são em número suficiente, muitos estão avariados e os que funcionam não permitem o enchimento de recipientes reutilizáveis, como garrafas, destinando-se apenas ao consumo imediato de água. Como político e cidadão preocupado com o meio ambiente, tenho o dever de sensibilizar os cidadãos de Olhão e as outras forças políticas para a utilização de cantis de água ou recipientes reutilizáveis em vez das típicas garrafas de plástico, que são utilizadas por poucos minutos, mas demoram 500 anos para se degradar. Além disso, é cada vez mais comum as pessoas acompanharem-se de animais de estimação, portanto a existência desses bebedouros adaptados para uso animal é uma mais-valia no fornecimento de água aos nossos amigos de quatro patas”.

Em 2019, após uma recomendação apresentada pelo atual deputado, o executivo da Câmara Municipal de Olhão começou a utilizar jarros e garrafas de vidro com água da torneira em vez de garrafas de plástico nas reuniões da Assembleia Municipal, reuniões de Câmara e outros eventos públicos.

Além da criação da rede de bebedouros multifuncionais, o PAN propõe ainda a criação de uma aplicação móvel, chamada “H2Olhão”, que permitirá a georreferenciação de todos os pontos de enchimento de garrafas reutilizáveis e bebedouros.

Essa aplicação será gratuita e permitirá que os residentes de Olhão e visitantes nacionais e estrangeiros encontrem facilmente a localização desses novos bebedouros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.