Loulé apresentou em Paris projeto de alerta de tsunamis

ouvir notícia

O município de Loulé foi convidado a apresentar o trabalho que se encontra a ser desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, no que concerne ao processo de implementação do Sistema de Aviso e Alerta para o Risco de Tsunami, durante o encontro “Tsunami Ready”, que se realizou de 5 a 8 de fevereiro, na sede UNESCO, em Paris, indicou a autarquia.

Esta iniciativa reuniu vários especialistas de diferentes nacionalidades, representando os países com este risco natural que pode ter consequências devastadoras, a vários níveis.

A apresentação sobre o trabalho que decorre no litoral do concelho de Loulé esteve a cargo da técnica Tatiana Neves, que falou do estudo efetuado em parceria com Carlos Oliveira e Mónica Ferreira, docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico. A vulnerabilidade do edificado, a altimetria do terreno, a área inundável, os caminhos de evacuação e respetivos fluxos populacionais até à zona segura, a sensibilização e comunicação do risco, assim como alguns constrangimentos no que concerne à implementação do projeto, foram os temas abordados.

- Publicidade -
Foto/Câmara Municipal de Loulé

Além de Tatiana Neves, representaram o Serviço Municipal de Proteção Civil o técnico Fernando Leandro e o coordenador Municipal de Proteção Civil, João Matos Lima, tendo sido integrados como observadores nos restantes dias deste encontro internacional, onde se privilegiou a partilha de conhecimentos, boas práticas, experiências e debate de ideias em torno do risco de tsunami.

Diversos grupos de trabalho em representação dos seus países, os quais integram a primeira fase do projeto CoastWAVE, falaram do trabalho desenvolvido nos seus territórios. Partilhas que permitiram a reflexão, ao envolver os técnicos presentes num diálogo aberto e construtivo, sobre o que já foi feito e os desafios que se colocaram.

Nos últimos dois anos e meio, os esforços têm sido dedicados à implementação das atividades deste projeto em três componentes: a perceção do risco e orientação das comunidades para estarem prontas em caso de tsunami; a melhoria dos sistemas de deteção e alerta; a manutenção do dispositivo de monitorização do nível do mar.

Refira-se que projeto CoastWAVE será finalizado no dia 30 de junho de 2024. No entanto, a equipa continua a encetar esforços para que os principais objetivos sejam alcançados, assim como os desafios e ações futuras relacionadas à implementação completa do projeto, nomeadamente numa forte aposta na sensibilização, formação e exercícios às comunidades mais expostas a este risco, tendo como principal desígnio a promoção de uma cultura de prevenção, preparação e a educação para o risco, que visa tornar o território e as comunidades mais resilientes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.