PS alerta para necessidade de proteção das zonas húmidas do Algarve

ouvir notícia

Apenas o Sapal de Castro Marim e a Ria Formosa têm classificação de zonas húmidas no Algarve. O Paul de Lagos (Lagos), a Lagoa dos Salgados (Silves e Albufeira) e o Trafal e Foz do Almargem (Loulé) não estão formalmente protegidos

Os deputados socialistas eleitos pelo Algarve entregaram, na semana passada, um projeto de resolução onde recomendam ao Governo a preservação e classificação das zonas húmidas do Algarve.

Na proposta, Luís Graça, Ana Passos, António Eusébio e Fernando Anastácio sugerem que o Governo articule com os municípios (particularmente de Lagos, Silves, Albufeira e Loulé), um plano de ação concertado que vise a identificação, classificação e desenvolvimento de um projeto de gestão das zonas húmidas do Paul de Lagos (Lagos), da Lagoa dos Salgados (Silves e Albufeira), e do Trafal e Foz do Almargem (Loulé), que permita a respetiva classificação legal e proteção ecológica adequada.

“A Câmara de Lagos já iniciou a preparação de um plano de gestão para o Paul de Lagos, assim como a Câmara de Loulé e a junta de freguesia de Quarteira estão empenhadas na classificação e valorização do Trafal e Foz do Almargem”, explica o socialista Luís Graça, que acredita que esta proposta vai ajudar nesses objetivos.

- Publicidade -

O PS sublinha ainda no projeto de resolução que, “por incúria e desconhecimento, apesar da sua importância ecológica, estética e cultural, as zonas húmidas foram encaradas como territórios marginais que deveriam ser transformados em terra seca”.

Atualmente, apenas o Sapal de Castro Marim e a Ria Formosa estão já formalmente protegidas com a classificação de zonas húmidas no Algarve.

A associação Almargem mostra-se satisfeita com esta recomendação do PS ao Governo, lembrando que existem outras zonas húmidas na região que, “por diversas razões, têm vindo a ser ameaçadas, retalhadas ou abandonadas”.

Relativamente às três áreas agora em causa, a Almargem disponibiliza-se para ajudar, “seja fornecendo informações ou mesmo promovendo trabalhos de investigação para que estas zonas húmidas possam ser recuperadas e salvaguardadas”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.