PS defende redução do preço das portagens até 50 por cento

ouvir notícia

.

Os candidatos do PS pelo círculo eleitoral de Faro defendem a redução imediata do valor das portagens na Via do Infante (A22), com fundamento num estudo técnico desenvolvido por um conjunto de economistas e docentes da Universidade do Algarve.

Segundo os socialistas, este estudo “demonstra ser possível tecnicamente diminuir o valor das portagens na A22 até cinquenta por cento com ganhos para as pessoas, famílias e empresas da região e sem qualquer aumento da despesa pública”. Isto, por força do “efeito de elasticidade” provocado pelo aumento da procura em função da redução do custo das viagens.

“É completamente inadmissível que os algarvios paguem portagens superiores ao resto do País”, afirma José Apolinário, cabeça de lista do PS no Algarve, assumindo o compromisso de reduzir o valor das portagens “em montante não inferior a trinta por cento, podendo ir em determinadas condições até cinquenta por cento”.

- Publicidade -

Os socialistas fizeram as contas e constatam que existe “uma diferença de cerca de 30 por cento” entre as tarifas praticadas na Via do Infante e outras vias portajadas.

O PS dá mesmo como exemplo o trajeto Lisboa/Torres Novas e Odiáxere/Monte Gordo, onde uma viatura da classe 1 paga na Via do Infante mais 3,30 euros do que em Lisboa para percorrer idênticos 90 quilómetros (mais 145,20 euros/mês) ou 5,90 euros no caso de viaturas classe 2 (mais 259,60 euros/mês).

(Toda a informação na última edição do JA – dia 20 de agosto)

JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.