PSD quer expulsar vereador de Portimão por “desrespeito das normas”

ouvir notícia

Apesar de perder a confiança política do PSD/Algarve, o vereador poderá continuar em funções na Câmara de Portimão, assegurando a maioria dos socialistas

Pedro Xavier assinou à revelia do PSD um acordo autárquico com os socialistas que garante a maioria ao executivo liderado por Isilda Gomes na Câmara de Portimão. Os sociais-democratas adiantam que vão avançar com um processo que pode conduzir à expulsão do partido do vereador, que também liderava o PSD local

“Esta decisão tem por base o desrespeito pelos estatutos e normas do PSD”, anunciou na segunda-feira o PSD/Algarve, depois da comissão política distrital ter aprovado por “unanimidade” retirar a confiança política a Pedro Castelo Xavier, vereador eleito pelos sociais-democratas na Câmara de Portimão e que era, ao mesmo tempo, o presidente do PSD/Portimão.

Uma vez que não alcançaram a maioria absoluta nas últimas eleições autárquicas, realizadas a 29 de setembro de 2013, os socialistas entenderam-se com a oposição, neste caso, com o cabeça de lista do PSD. Três semanas depois, na tomada de posse, a presidente Isilda Gomes propôs um acordo autárquico a Pedro Xavier, que aceitou ser vereador com pelouros (regeneração urbana; planeamento estratégico e programas comparticipados – fundos comunitários; inovação e gestão da qualidade; gestão cemiterial; metrologia; iluminação pública; guardas-noturnos e toponímia).

- Publicidade -

A distrital do PSD desmarcou-se desde logo deste acordo, frisando que não de revia, nem se vinculava, com os termos assinados “entre o PS/Portimão e os militantes sociais-democratas com responsabilidades autárquicas”.

Desta forma, o PSD promete que “irá agir internamente no sentido do estipulado no partido em termos estatutários, remetendo o processo para os órgãos próprios”, sustentando que Pedro Xavier violou os estatutos do partido ao assinar um acordo com os socialistas sem consultar a distrital.

Ainda assim, apesar de perder a confiança política do PSD/Algarve, o vereador poderá continuar em funções na Câmara de Portimão, assegurando a maioria dos socialistas.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.