Quanto vão custar os transportes?

ouvir notícia

.

Andar de transportes públicos será mais caro a partir de hoje. Aumentos rondam os 4% e 5%, mas há casos em que atingem os 60%. (Veja a infografia e saiba quanto vão custar os bilhetes e os passes)

.

Os preços dos transportes vão subir a partir de hoje, 1 de fevereiro. Os aumentos são em média de 5% nos transportes públicos e de 4% nos privados, de acordo com o Diário da República.

- Publicidade -

Relativamente às assinaturas mensais, os utilizadores dos passes 4-18, sub 23 e sénior passam a usufruir de um desconto 25% em vez de 50% até junho. Depois a redução será avaliada de acordo com os rendimentos da família.

No entanto, os estudantes beneficiários do escalão A do apoio social e os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI) vão manter um desconto de metade.

Por outro lado, as famílias com rendimentos até 1.258 euros mensais poderão usufruir do Passe Social+, enquanto antes só podiam beneficiar os agregados com rendimentos até 1.090 euros.

Também será criado um novo passe que dará mais de desconto 25% às crianças e idosos que utilizem os transportes fora das horas de ponta, aos fins-de-semana e aos feriados.

Greve e protestos

O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) está a preparar várias iniciativas de protesto junto a terminais rodo-ferroviários contra o aumento dos preços dos transportes e o plano de re-restruturação do sector.

O MUSP apela ainda à participação de todos na manifestação nacional convocada pela CGTP-IN no dia 11 de fevereiro.

Na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, está agendada uma greve dos transportes. A paralisação foi convocada pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) e visa contestar as medidas propostas pelo grupo de trabalho no plano estratégico dos transportes, que prevê a redução dos serviços e dos trabalhadores do sector.

Liliana Coelho (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.