Reabilitação dos sistemas de abastecimento de água prossegue na região

ouvir notícia

Representantes da AMAL, da ARH-Algarve e da Universidade do Algarve realizaram uma ação de acompanhamento de duas candidaturas aprovadas e em execução, inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito da reabilitação dos sistemas de abastecimento de água na região. As visitas decorreram nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel, no final do mês passado.

O grupo que constitui a Comissão de Gestão da Medida SM1 – Reduzir perdas de água no sector urbano, incluída no “Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve” e inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), conta com elementos da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), da Administração da Região Hidrográfica do Algarve – Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Algarve/ APA) e da Universidade do Algarve (UAlg).

No município de Tavira, o grupo visitou a empreitada correspondente à “Intervenção para controle de redução de perdas de água” – substituição de condutas, que está a decorrer na margem esquerda do rio Gilão, na cidade de Tavira. Sob a responsabilidade da empresa municipal Tavira Verde, esta empreitada está integrada numa candidatura que ascende a 1,85 milhões de euros e visa a intervenção em 8,59 km de rede, com o objetivo de atingir uma poupança de água de 15 649 m3.

- Publicidade -

Já no concelho de São Brás de Alportel, foram visitadas as intervenções em curso para reabilitar os reservatórios de água da Arroteia e São Romão, bem como a empreitada de renovação de rede de águas nos Vilarinhos – 2.ª fase, já concluída, que se desenvolveu por 1,47 km e permitirá uma poupança de água de 52 560 m3. Estas obras somam um investimento de 263 mil euros e fazem parte da candidatura “Implementação de ações e medidas para a redução de perdas de água no sistema de abastecimento de água de São Brás de Alportel”, da responsabilidade do município.

A medida SM1 – Reduzir perdas de água no sector urbano é gerida pela AMAL, ao abrigo do plano hídrico, através de um contrato de financiamento no valor 43,9 milhões de euros, celebrado com a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, tem em vista a reabilitação dos sistemas de abastecimento em baixa, com o objetivo de reduzir as perdas reais de água.

Até ao momento, já foram aprovadas 31 candidaturas, a que corresponde um investimento de 21 milhões de euros, avança a AMAL.

José Paulo Monteiro (UAlg), Ana Bicho (APA-ARH), Carla Santos e Sérgio Inácio (AMAL)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.