Recolha seletiva de biorresíduos na restauração abrange agora mais freguesias em Silves

ouvir notícia

Iniciou-se no dia 25 de setembro, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, concelho de Silves, a operação de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) ao setor comercial. A iniciativa, que integra a campanha “Lixo Zero Ambiente 100”, pretende colocar “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”, indicou a autarquia.

Segundo o município de Silves, o projeto, que foi pioneiro na região do Algarve, constitui “um importante passo no cumprimento do objetivo ambiental que passa pela correta gestão de biorresíduos, até ao final de 2023, em todo o país”.

A recolha seletiva de resíduos alimentares aos estabelecimentos, está a ser implementada “de forma gradual no concelho de Silves com recurso a contentores e baldes próprios para este tipo de resíduos”, pode ler-se em comunicado. O setor da restauração será assim beneficiado com circuito dedicado e recolha porta-a-porta com baldes (23 litros) e contentores próprios (120 litros), devidamente identificados (tecnologia RFID) e concebidos para armazenar resíduos deste tipo.

- Publicidade -

A iniciativa permitirá “maior salubridade ao espaço urbano, evitando que os contentores de indiferenciados sejam sobrecarregados com resíduos alimentares”, detalha a nota.

Gradualmente, a autarquia espera a adesão “de mais estabelecimentos produtores de biorresíduos até que todo o concelho seja coberto pela recolha seletiva”.

“O produto deste esforço de recolha seletiva reverte para a economia da região com a produção de um composto de qualidade (fertilizante natural) e desvio de resíduos de aterro”, conclui.

A operação é financiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito da candidatura ao programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.