Rede de Arquivos do Algarve foi apresentada em Portimão

ouvir notícia

O Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) acolheu, nos passados dias 20 e 21 de maio, o II Encontro de Arquivos do Algarve, uma organização conjunta da câmara de Portimão e do Arquivo Distrital de Faro que contou com a colaboração da Direção Geral de Arquivos e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

O encontro, subordinado à temática “Sistemas de Gestão Integrada da Informação”, reuniu mais de 150 profissionais da informação e de outras áreas, o que permitiu a troca de experiências e a difusão de boas práticas que têm vindo a ser implantadas, particularmente ao nível dos arquivos municipais.

O ponto alto do evento foi a apresentação pública da RAalg – Rede de Arquivos do Algarve (http://raalg.wikidot.com), pioneira ao nível nacional e que, como primeiro trabalho, apresentou o diagnóstico traçado sobre os arquivos do Algarve.

- Publicidade -

“Proposta pelo Arquivo Distrital de Faro, a RAalg congregará organizações e profissionais ligados à gestão arquivística, sejam públicos ou privados, funcionando como plataforma de partilha de conhecimento, experiências, discussão de políticas e abordagens profissionais”, adiantam os promotores da iniciativa.

Ainda segundo os mesmos, o projeto pretende também “ser um repositório de pesquisa aberto à comunidade científica, protegendo, conservando e difundindo o património documental, mediante ações que impulsionem atividades de sensibilização, salvaguarda e recuperação de arquivos e documentos”.

Fazem parte da rede organismos algarvios que possuem arquivos, de que são exemplos as câmaras municipais, a Entidade Regional de Turismo do Algarve ou a Universidade do Algarve, entre outros.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.