Refeições gratuitas para todos os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo de Albufeira

Diariamente são servidas aproximadamente três mil refeições nos 17 refeitórios da responsabilidade da autarquia

ouvir notícia

O município de Albufeira indicou, esta semana, que tem “todos” os estabelecimentos de ensino de educação do pré-escolar e do 1.º ciclo da rede pública do concelho cobertos pelo serviço gratuito de refeições.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que o serviço de refeições gratuitas aos referidos níveis de ensino “está em vigor desde janeiro de 2021 e assenta também na convicção de que o acesso ao ensino deve ser totalmente gratuito”.

O autarca destaca que com esta medida “para além do apoio à sustentabilidade económica das famílias, existe, igualmente, a preocupação de assegurar refeições equilibradas, completas e variadas, respeitando as normas de higiene e segurança alimentar”.

- Publicidade -

No início do presente ano letivo, o município arranca assim com o programa “Prato Sustentável”, uma iniciativa destinada a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, que consiste na implementação de um pacote de medidas de sustentabilidade alimentar, que passa pela introdução, um dia por semana, de uma refeição de base vegetal para todos os alunos, sendo as leguminosas a principal fonte proteica. O programa contempla, igualmente, a realização de formações práticas para capacitação das cozinheiras na confeção de refeições de base vegetal e workshops destinados a pais e encarregados de educação dos referidos níveis de ensino.

“Albufeira é a nível nacional, o município que mais aposta na confeção de refeições no loca, isto é, nas instalações das próprias cantinas escolares”, afirma José Carlos Rolo. Dos 17 refeitórios de gestão municipal, seis estão concessionados a uma empresa de catering (EB1 de Vale Carro, EB1/JI de Olhos de Água, EB1,2,3 da Guia e JI de Ferreiras, que ainda assim funcionam sob o sistema de confeção local). Apenas os jardins de infância da Guia e Vale Serves recorrem ao sistema de refeições transportadas a partir das cantinas da EB1,2,3 da Guia e do JI de Ferreiras, “cumprindo todas as condições higiénico-sanitárias exigidas por lei”, refere a autarquia em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.