Regantes do Sotavento alertam para a urgência de avançar com projeto final da conduta do Pomarão para Odeleite

ouvir notícia

A direção da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve (ABPRSA), presidida por Macário Correia, veio alertar esta segunda-feira, 30 de outubro, para a urgência “de avançar com o projeto final da conduta do Pomarão para Odeleite, com um reforço de cerca de 30hm3”, foi anunciado.

“Com a presença de vários especialistas em planeamento de usos da água, com mais de uma centena de personalidades a participarem ativamente, teve lugar durante toda a tarde de sexta-feira, 27, uma reflexão sobre as perspetivas futuras de abastecimento de água no Sotavento Algarvio”, refere o comunicado intitulado “Água no Sotavento”.

“Conclui-se que é urgente avançar com o projeto final da conduta do Pomarão para Odeleite, com um reforço de cerca de 30hm3”, prossegue a nota.

- Publicidade -

Para os Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento, torna-se também “imperioso prosseguir rapidamente com os projetos para a Barragem da Foupana”, recordando que já em curso, com

financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural, está a ser estudado “o reforço do regadio a partir da reutilização de água tratada das ETAR’s, designadamente a de Tavira”, lê-se.

“Devemos focar atenções na evolução tecnológica do processo de dessalinização”, reforça, salientando “a preocupação em se clarificar entre as autoridades portuguesas e espanholas o

uso de água no Baixo Guadiana e seus afluentes e que está pendente há algum tempo”.

“Como a maior associação de agricultores do Algarve, a ABPRSA, apela à evolução de todos os pormenores essenciais ao desenvolvimento de investimento e de criação de riqueza, gerando maior produção de frutas e legumes”, termina.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.