Renovado acordo de parceria para a consolidação do Museu Zer0

O Museu Zer0, localizado na Cooperativa Agrícola dos Produtores de Azeite de Santa Catarina da Fonte do Bispo (Tavira), promove iniciativas de educação e formação de públicos para a arte digital, tendo já chegado a milhares de alunos de escolas do Algarve

ouvir notícia

A renovação do acordo, por mais três anos, contribui para consolidar um projeto que tem “um caracter inédito no país”, refere a AMAL em comunicado. No novo contrato, o Instituto Lusíada de Cultura compromete-se a assegurar uma estreita ligação entre as suas atividades e os planos Cultural de Escola.

Em vigor desde janeiro de 2020, a parceria com o Instituto Lusíada de Cultura prevê a realização de “ações que promovam a instalação do Museu Zer0, o funcionamento e promoção do seu reconhecimento regional e internacional, em particular através de iniciativas de educação eformação de públicos, para a arte contemporânea na sua vertente digital”. 

Dados do Instituto revelam que, desde o início do acordo, este projeto de sensibilização para a arte digital, já chegou a cerca de 6.000 alunos, em 40 escolas de 23 agrupamentos, envolvendo 80 professores de 30 disciplinas diferentes, em 15 dos 16 concelhos algarvios.  

- Publicidade -

Neste contexto, os municípios do Algarve aprovaram, na última reunião do Conselho Intermunicipal, a renovação do Acordo de Parceria, “reconhecendo a importância do fomento das artes e da cultura como pilar estruturante do processo de desenvolvimento regional e a importância deste projeto, como sendo de grande valor para a sociedade e cultura algarvias, tendo em conta os seus objetivos, apostas estratégicas, áreas artísticas e recursos colocados à disposição de criadores, programadores, investigadores e parceiros (…)”.

No novo contrato, o Instituto Lusíada de Cultura compromete-se, ainda, a assegurar uma estreita ligação entre as suas atividades e os planos Cultural de Escola, preparados pelos agrupamentos aderentes ao Plano Nacional de Artes, promovendo o seu contributo para a realização de iniciativas de fomento dos valores culturais de forma interdisciplinar.

Os municípios da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) irão comparticipar o projeto com um valor global anual de 36.000 euros, sendo que a comparticipação financeira de cada um tem em conta critérios como o número de população total e o número de alunos dos ensinos básico e secundário. 

Fundado em 1982 e declarado de utilidade pública em 1991, o Instituto Lusíada de Cultura é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que deliberou patrocinar a criação do Museu Zer0, um Centro de Exposição de Arte Contemporânea com especial foco na arte digital, o que lhe confere um carácter inédito em Portugal.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.