Restauro da Igreja Paroquial de Estômbar está em curso

Com o passar no tempo, a Igreja Paroquial tem sofrido uma natural degradação, a qual se tem feito sentir nos momentos de culto

ouvir notícia

O município de Lagoa celebrou, recentemente, um protocolo de colaboração financeira com a Fábrica da Igreja Paroquial de Estômbar, num valor de 300 mil euros, que contribui para a reabilitação do revestimento da cobertura e das fachadas da igreja classificada como Monumento Nacional desde 1984.

Encontram-se a decorrer as obras de reabilitação do revestimento da cobertura e das fachadas da Igreja Paroquial de Estômbar. Segundo a autarquia, o telhado da igreja encontrava-se em “muito mau estado e colocava em causa a segurança de pessoas e bens da própria igreja, tais como a talha dourada e os elementos decorativos e de culto existentes”.

Devido à sua degradação, o município de Lagoa encomendou um estudo e levantamento do edificado e dos bens móveis, intitulado “Projeto de consolidação estrutural, melhoria das acessibilidades, restauro e conservação de elementos arquitetónicos e bens artísticos da Igreja de Santiago de Estômbar”, que levou à atual intervenção no monumento.

- Publicidade -

A reabilitação do monumento obrigou a um rigoroso estudo e à apresentação de uma proposta de empreitada às entidades de tutela do Património Cultural Português, designadamente a Direção-Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que emitiram um parecer favorável à reabilitação. Estudo esse que permitiu repor os valores cromáticos pré-existentes da fachada do monumento.

Recorde-se que a última intervenção na fachada, registada na Direção-Geral do Património Cultural, ocorreu no ano de 1987 com a reparação e pintura de portas e caiação de paredes exterior.

Devido à sua antiguidade, composição eclética e transversal a distintos períodos e manifestações artístico-estilísticas, riqueza e beleza construtiva e decorativa, a Igreja Paroquial de Estômbar assume “uma importância religiosa assinalável para as comunidades locais e regionais e uma relevância histórica e arquitetónica no panorama cultural nacional”, refere o município em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.