Retratos de Alvor para ver na Emarp de Portimão

ouvir notícia

.

A Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (Emarp) está a apresentar a exposição de pintura “Retratos de Alvor”, de António Rosado.

O artista nasceu em Vendas Novas, em 1934. O hábito de familiares e amigos o tratarem pelo diminutivo de Tónica baseia a escolha do pseudónimo “Acinot” para as suas obras. A preferência pelo desenho e pelo desporto, aliada ao facto de ter nascido numa família modesta e num contexto pouco motivador dessas capacidades, não favoreceram a sua vida escolar, reduzida ao obrigatório na época.

A entrada como aprendiz de carpinteiro na oficina de um tio materno representou, neste contexto, uma “verdadeira preparação para a vida”. Em 1965 abandona a profissão de carpinteiro para desempenhar a função de zelador na câmara municipal, cargo que mantém durante oito anos. Inscreve-se em cursos por correspondência e candidata-se ao curso de “Mestrança de Obras” da Escola Industrial de Évora, que completa em 1969. Em 1973 é convidado para desenhador da Escola Prática de Artilharia, onde permanece até à reforma, em 1998.

- Publicidade -

Em 2001, e como forma de homenagem à sua terra, começa a desenvolver um trabalho de paisagem urbana, representando não só os locais mais emblemáticos da cidade como ainda aqueles que, aliados à sua própria história, mais tocam a sua sensibilidade.

A sua preferência por Portimão para passar férias e a recente residência da filha na freguesia de Alvor consubstanciaram a sua admiração por esta freguesia e suas gentes. Adotando esta pitoresca terra também como sua, resolve retratar os recantos que, de forma mais significativa, habitam nas suas memórias.
“Retratos de Alvor” está patente no atendimento da Emarp até 20 de abril.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.