Revolução dos Cravos foi há 42 anos

ouvir notícia

.

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida por Revolução dos Cravos, resultou de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.

Há precisamente 42 anos iniciou-se o processo que viria a culminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição, a 25 de abril de 1976.

Esta ação foi liderada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), que era composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos.

- Publicidade -

Com reduzido poderio militar e com uma adesão em massa da população ao movimento, a resistência por parte do regime foi praticamente inexistente, mas registaram-se quatro civis mortos e 45 feridos, em Lisboa, pelas balas da DGS (Direção-Geral de Segurança).

Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar, conhecido como PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares que terminaram com o 25 de novembro de 1975.

Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.