Ribeiras de Monchique estão livres de esgotos

ouvir notícia

Os esgotos do concelho de Monchique estão finalmente ligados à Rede das Águas do Algarve, sendo agora tratados na ETAR existente no concelho de Portimão. Em declarações ao JA, o presidente da câmara, Rui André, fala de um “dia histórico” num concelho onde os esgotos ainda eram despejados diretamente para as ribeiras.

O secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, presidiu esta terça-feira à cerimónia oficial de ativação da estação elevatória de águas residuais das Caldas de Monchique.

O equipamento, reivindicado há muitos anos pela população, vai permitir finalmente ligar os esgotos do concelho de Monchique à Rede das Águas do Algarve, sendo o seu tratamento feito a partir de agora na ETAR da Companheira, no concelho de Portimão.

- Publicidade -

“Trata-se de um dia histórico para o município, carregado de simbolismo, pois esta era uma das principais aspirações da população”, adianta ao JA o presidente da autarquia, recordando que os “esgotos desaguavam diretamente para as ribeiras, o que representava um grande perigo para a saúde pública”, para além dos prejuízos ambientais e para a paisagem.

Rui André frisou ainda que a ligação dos esgotos de Monchique à Rede de Águas do Algarve era “uma prioridade neste meu primeiro mandato” à frente dos destinos da câmara de Monchique. “Era uma obra que já devia estar feita há muitos anos, mas o meu antecessor nunca a realizou. Fico feliz por conseguir cumprir a promessa em dois anos”, desabafou o autarca.

Para Rui André, a ativação da estação elevatória nas Caldas de Monchique é “uma obra absolutamente necessária para o concelho apanhar o comboio do desenvolvimento e do progresso”.

Obras concluídas até 2013

De acordo com o autarca, a nova estação elevatória também promete resolver a poluição no Bairro de São Roque, uma zona urbana na vila com 89 fogos e dezenas de vivendas, onde vivem cerca de 300 pessoas e os esgotos desaguavam diretamente numa ribeira vizinha sem tratamento. Neste caso, um tubo de cimento levava as águas residuais à ribeira de Monchique, afluente da ribeira de Odelouca, que, por sua vez, corre para o rio Arade, que tem foz em Portimão.

A câmara de Monchique aproveitou ainda a visita do secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, na última terça-feira, para apresentar outras obras aprovadas na área do saneamento e do abastecimento de água, ambas da rede em baixa, que ascendem a mais de 4,7 milhões de euros e deverão estar concluídas até 2013.

“Para além de tratar dos esgotos, queremos que a água potável chegue a toda a população. E esta é a última oportunidade para conseguirmos alguns fundos para realizar as obras, que devem estar concluídas no prazo de dois anos”, acentuou o autarca de Monchique.

E mesmo que o investimento de 4,7 milhões de euros não seja visível, porque grande parte da obra vai ficar enterrada debaixo do solo, Rui André garante que a população vai certamente sentir “uma melhoria substancial da sua qualidade de vida”.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.