Ricardo Mestre cada vez mais perto da vitória na Volta a Portugal

ouvir notícia

Ricardo Mestre, no pódio, certamente com o sentimento de que a Volta já não lhe escapa

André Cardoso vence etapa da Torre e sobe para a segunda posição da geral, confirmando o domínio da Tavira-Prio na competição. Quando só faltam disputar duas etapas, Mestre tem uma vantagem de 1.31 minutos em relação ao seu colega de equipa e de 2.24 minutos para o terceiro classificado

Domingos Viegas

O algarvio Ricardo Mestre (Tavira-Prio) deu este sábado um passo de gigante rumo à conquista da 73.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, reforçando a liderança na prova depois da oitava etapa, que terminou com a subida à Torre e que foi ganha pelo seu companheiro de equipa André Cardoso.

- Publicidade -

Aliás, esta oitava tirada, considerada a etapa rainha da Volta, acabou por confirmar (se alguém ainda tinha algumas dúvidas) que a formação de Tavira é, de longe, a equipa mais poderosa da prova.

Depois de uma fuga composta por 14 ciclistas, a equipa de Tavira iniciou o seu trabalho de “ataque” à etapa e de defesa da camisola amarela de Ricardo Mestre. Nélson Vitorino, com uma prestação impressionante, ia impondo o ritmo na última e mais dura subida do dia, levando na sua roda os companheiros de equipa Ricardo Mestre e André Cardoso.

Aos poucos, os corredores que seguiam na frente foram sendo ultrapassados e nos últimos quilómetros já estavam na frente da corrida os três heróis da formação algarvia e Rui Sousa (Barbot-Efapel), o único que conseguiu acompanhar o andamento dos corredores da Tavira-Prio.

Acabou por ser André Cardoso a “explodir” nos últimos metros, “sprintando” para a vitória no alto da Torre e deixando Rui Sousa, a quem foi atribuído o mesmo tempo do vencedor, na segunda posição. Ricardo Mestre seria o terceiro a cortar a meta, três segundos depois, e Nélson Vitorino ficaria com o quarto lugar na etapa, a 14 segundos.

Hernâni Broco (LA-Antarte), que tinha partido para esta oitava etapa no segundo lugar da geral, a 44 segundos de Ricardo Mestre, não foi além da sexta posição, a 2 minutos e 5 segundos do vencedor.

Mestre é agora ainda mais líder, pois passou a ter uma vantagem de 1 minuto e 31 segundos em relação ao segundo classificado que, curiosamente, é agora o seu colega de equipa André Cardoso. Rui Sousa, segundo na etapa de hoje, subiu à terceira posição da geral, mas está a 2.24 minutos de Ricardo Mestre. Nélson Vitorino saltou para a quarta posição e está a 2.50 minutos do líder.

Este domingo disputa-se a nona e penúltima etapa, uma tirada de 182,3 quilómetros, entre a Covilhã e a Sertã. A Volta termina na segunda-feira, feriado de 15 de agosto, com a décima etapa, que será disputada entre Sintra e Lisboa (152,6 km).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.