Rogério Bacalhau visa terceiro mandato “de muita execução” em Faro

ouvir notícia

O social-democrata Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, disse na sexta-feira, na apresentação da coligação de cinco partidos que lidera, que o seu objetivo é ser reeleito para um terceiro mandato de “muita execução”.

“Iniciámos há oito anos um projeto. Temos muita coisa que está a andar, muitas coisas que temos vindo a preparar e o facto de estarmos aqui há oito anos permitiu-nos conhecer o concelho, delinear uma estratégia e ver para onde devíamos ir. Portanto, os próximos quatro anos vão ser de muita execução”, afirmou o candidato, de 59 anos, à margem da assinatura formal de constituição da coligação “Unidos por Faro” (PSD/CDS-PP/IL/MPT/PPM), realizada no Museu Municipal de Faro.

A requalificação de toda a frente ribeirinha e da baixa de Faro, o novo porto de recreio e a habitação social são algumas das obras mais emblemáticas do projeto a 12 anos que Rogério Bacalhau, professor de Matemática de 59 anos, quer concluir.

- Publicidade -

“Muitos destes projetos que temos delineados nem sequer vão ser concretizados na totalidade nos próximos quatro anos. Mas vão ficar certamente sementes para o futuro. É a experiência toda que ganhei em oito anos e ter um conjunto de projetos que ainda não foram realizados que me motivam a continuar mais quatro anos”, explicou o autarca sobre a recandidatura a um terceiro mandato.

O candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL/MPT/PPM aponta, porém, a cultura como “o projeto de futuro, que vai trazer mais-valias para o concelho ganhar mais turismo” e cuja base assenta na candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura em 2027, ‘corrida’ em que terá uma dezena de rivais.

Segundo Rogério Bacalhau, “mesmo que” Faro não venha a vencer, o programa e ações já previstas no âmbito da candidatura, com um plano estratégico até 2030, “manter-se-ão inalterados”, garantindo “um salto qualitativo” na forma de estar e qualidade de vida dos cidadãos farenses.

A coligação contava até agora com quatro partidos (PSD, CDS-PP, MPT e PPM) e vai ganhar “um novo reforço”, a Iniciativa Liberal, na única candidatura a que este partido, até agora, deu apoio no Algarve.

Questionado sobre se queria manter a maioria absoluta no executivo, Rogério Bacalhau salientou que o objetivo passa por mostrar às pessoas aquilo que já foi feito e o que está disposto a fazer.

“Nas últimas eleições, tive a confiança dos farenses para continuar a gerir os destinos do município. O que espero é vir a renovar essa confiança dos farenses para continuar este trabalho. Não estou aqui contra ninguém, estou aqui para defender um projeto”, frisou.

O professor sucedeu na presidência da Câmara de Faro a Macário Correia, depois de ter sido seu vice-presidente e de o ter substituído durante alguns meses quando este foi condenado a perda de mandato por irregularidades no licenciamento de obras privadas em Tavira, em 2013.

Depois de Macário Correia ter anunciado que não se recandidatava – vindo mesmo a afastar-se, até hoje, da vida política -, nesse mesmo ano, Rogério Bacalhau candidatou-se à Câmara de Faro e venceu, feito que repetiu em 2017.

São já conhecidos seis candidatos à presidência da Câmara Municipal de Faro: Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/IL/MPT/PPM), João Marques (PS), Catarina Marques (CDU), Aníbal Coutinho (BE) e Elza Cunha (PAN).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.